O presidente da Argentina, Javier Milei, passou a primeira noite como chefe de Estado em um hotel perto da região central de Buenos Aires.
Ele já estava hospedado no hotel Libertador antes de ser eleito presidente. Nesse mesmo local, o mandatário recebeu representantes de outros países, entre eles, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Fontes ligadas ao presidente da Argentina afirmaram à CNN que Javier Milei não quer ficar na residência oficial do presidente da República até o local passar por reformas como pintura e adaptações para que ele possa levar seus quatro cachorros: Murray, Lucas, Milton e Robert.
- Anúncio -
Até a conclusão da reforma, Milei irá morar no hotel com os quatro animais.
“Ele ama os cães dele, é uma família para ele. O presidente não vai levá-los para lá sem fazer adaptações”, disse à CNN um integrante do gabinete da Presidência.
Javier Milei também pontuou à equipe do seu gabinete que pretende despachar na residência oficial quando a reforma ficar pronta.
Quinta de Olivos
Assim como no Brasil, a sede da administração do governo da Argentina é separada da residência oficial do presidente da República.
A residência não fica tão longe do palácio administrativo.
A sede administrativa é a Casa Rosada, localizada na Praça de Maio, centro de Buenos Aires. A Casa Rosada equivale ao Palácio do Planalto, em Brasília.
Já a residência do presidente é a Quinta de Olivos, localizada em Olivos, subúrbio da capital.
A propriedade possui 32 hectares e está a 14 km da Casa Rosada. A Quinta de Olivos é o equivalente ao Palácio da Alvorada no Brasil, onde mora atualmente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Durante a cerimônia de posse, o novo presidente da Argentina recebeu um cetro, uma tradição argentina durante a cerimônia.
O cetro de Milei foi estilizado com gravuras dos seus cinco cães: Milton, Murray, Robert e Lucas, mais o Conan, falecido em 2017.
Conan foi adotado em 2004 e clonado posteriormente.
Após a clonagem, surgiram, então, Murray, Milton, Robert e Lucas, nomeados em homenagem aos ídolos economistas de Milei, como Milton Friedman.
A adoração de Milei por seus cães é notável. Ele usou um médium para conversar com eles e os chamou de “melhores estrategistas do mundo” durante a sua campanha eleitoral.