O Prefeito Wilker Torres, assessores, secretários e vereadores participaram, no domingo (21/04), da tradicional Festa dos Caretas que acontece na sede do Distrito de Pau a Pique, entre Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa.
A festa reúne grupos de mascarados, formados por moradores nas comunidades que invadem as ruas e “aterrorizam” aqueles que não participam da festa. Poucos sabem da origem e do sentido da festa dos caretas, que sobreviveu à inundação da cidade velha e a mudança dos distritos.
Terminando sempre com a queima do Judas, invariavelmente alguém da comunidade sobre quem pesa a pecha de traidor ou conduta duvidosa, os caretas, com o apoio da prefeitura são em maior número a cada ano e atraem centenas de pessoas das cidades vizinhas.
“Valorizar a cultura, respeitar as tradições, incentivar os mobilizadores culturais” – resume o Prefeito Wilker Torres, participando da Festa em Pau a Pique – “A Festa dos Caretas, o resgate da história do Pau de Colher e outras manifestações culturais do povo de Casa Nova, tem nosso apoio e incentivo”
Santana do Sobrado
Em Santana do Sobrado a festa extrapolou os limites do distrito, atraindo pessoas de Juazeiro, Petrolina, da sede de Casa Nova, Sobradinho e de dezenas de outras localidades.
“É uma festa popular, um carnaval, que reúne pessoas de todas as idades, com alegria e divertimento. Um exercício de liberdade” – discorre Helen Janicleide Souza, nascida em Santana, moradora de Petrolina e que volta a cada ano para participar da Festa dos Caretas de Santana.
Outro careta, agora deputado, é Tum: “Todo ano. Isso desde jovem que participo de um grupo de caretas em Santana do Sobrado. É uma festa que cresce a cada ano”.