Encerrando as ações da Semana Mundial do Aleitamento Materno, realizada de 01 a 07 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, na Unidade de Básica de Saúde (UBS) da Vila São José, bairro de Casa Nova, uma série de palestras direcionadas as profissionais de saúde e mães com crianças de colo sobre o tema.
A enfermeira da Unidade recepcionou as mães atendidas na UBS e explanou que a amamentação é de extrema importância para a saúde do bebê, pois é no leite materno que ele encontra todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. “Nele estão contidos todas as proteínas, vitaminas, gorduras, água e outras necessárias para o seu completo e correto desenvolvimento. O leite contém ainda substâncias tais como anticorpos e glóbulos brancos, essências para proteger o bebê contra doenças”, explicou.
Importância da amamentação
O aleitamento materno também ajuda a reduzir os índices de obesidade infantil, de infecções digestivas e respiratórias e de alergias alimentares. Estudos dão conta que o leite materno é capaz de reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos.
Após o parto, o ato de amamentar ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia. As chances de se adquirir diabetes ou desenvolver câncer de mama e de ovário também diminuem significativamente para mulheres que amamentam.
A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que o aleitamento materno comece já na sala de parto e que seja exclusivo e em livre demanda (o bebê mama a quantidade que quer, quando quer) até o 6º mês e se estenda até dois anos ou mais.
Post Views: 6