O site e guia da cidade

Sento Sé é destaque no programa “Águas Brasileiras ” exibido em reportagem no canal CNN

0

- Anúncios -

Projeto de revitalização de bacias hidrográficas pode beneficiar 250 municípios

Em um país que tem 12% da água total do planeta, ela não chega para muitos. Porém, mudar isso é o objetivo de um programa que visa ampliar a quantidade e a qualidade da água disponível para consumo e para o setor produtivo.

A iniciativa “Águas Brasileiras”, do Governo Federal, selecionou 26 projetos voltados a conservar e recuperar importantes bacias hidrográficas do país.PUBLICIDADE

São ações de curto, médio e longo prazo, que vão desde o plantio de 100 milhões de árvores em dois anos, até a conclusão de empreendimentos de saneamento, reuso de água e técnicas sustentáveis que devem beneficiar mais de 250 municípios em 10 estados.

Dos projetos aprovados, 16 focam na bacia do Rio São Francisco, com a recuperação de nascentes e o reflorestamento da Mata Atlântica da região, que tem função essencial no fluxo dos mananciais.

“A Mata Atlântica exerce a função de mantenedora e reguladora do ciclo hidrológico. No período de chuva, a floresta segura a terra fértil, faz com que a água infiltre nos aquíferos e depois no período de seca, aflore na forma de nascentes, mantendo a perenidade dos rios, reservatórios e mananciais entre as variações de clima”, afirmou a diretora da Fundação SOS Mata Atlântica, Malu Ribeiro.

Um dos projetos em andamento acontece no município de Sento Sé, no interior da Bahia, onde ondo o foco é preservar seis nascentes por meio do plantio de cerca de 6 mil mudas espalhadas por elas.

Karla Chaves da CNN

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar Aceito Leia Mais

Política de privacidade e cookies