O site e guia da cidade

No Dia do Ciclista, saiba os cuidados e benefícios de pedalar 

0

No Dia do Ciclista, saiba os cuidados e benefícios de pedalar 

               Especialista dá dicas sobre como praticar o ciclismo de forma segura e saudável

Nesta quinta-feira (19) é celebrado o Dia Nacional do Ciclista. A prática tem cada vez mais ganhado adeptos que buscam ter uma vida ativa de exercícios físicos de uma maneira mais divertida e prazerosa. E para quem deseja também fazer parte desse movimento é importante estar por dentro não só dos benefícios como dos cuidados que precisam ser tomados.  

Segundo a professora dos cursos de Educação Física e Fisioterapia da UNINASSAU Petrolina, Denise Melo, “os principais benefícios associados ao ciclismo envolvem a melhora no condicionamento cardiorrespiratório. O ciclismo é um exercício que predomina esse condicionamento, uma vez que é praticado em longas distâncias, uma modalidade que tem a maior duração durante sua prática. Também aumenta o desempenho e resistência muscular, além de envolver o fortalecimento de membros inferiores. E um dos outros principais benefícios é o controle do peso corporal. A prática contribui para as questões relacionadas ao emagrecimento e, consequentemente, o controle dessa composição corporal”, destaca a professora. 

Para os iniciantes, a primeira orientação é na hora da escolha da bicicleta. Equipamentos de segurança também são essenciais. “Ter atenção ao uso apropriado de equipamentos de segurança como capacete, óculos e luvas. Ter cuidado com o local que vai se realizar essa prática, que seja seguro, diminuindo o risco de acidentes. Tem outros cuidados relacionados a bicicleta que é o tamanho da bike, o tamanho do quadro, que seja apropriado para característica física da pessoa. Então a estatura envolve a escolha de uma bicicleta apropriada para que não haja limitações ou desencadeie qualquer tipo de restrição biomecânica”, alerta Denise.  

Em relação ao desempenho, a especialista chama a atenção dos apressadinhos por resultados e alerta sobre os cuidados para evitar risco de lesões. “É importante sempre procurar um profissional capacitado para orientá-lo, mas cuidar da intensidade, no volume, pois às vezes as pessoas têm pressa em querer começar a pedalar e pedalar muito, em grande distâncias, exigindo muito esforço físico, e isso sem um preparo específico pode gerar lesão”, adverte. 

O Dia Nacional do Ciclista é em homenagem a um ciclista conhecido em Brasília, Pedro Davison, que faleceu após ser vítima de um atropelamento no dia 19 de agosto de 2006. Pedro acreditava na bicicleta como o meio de transporte do homem do futuro. Por isso, uma ONG chamada de Rodas da Paz conseguiu no Congresso Nacional a aprovação da data em homenagem ao ciclista.

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar Aceito Leia Mais

Política de privacidade e cookies