O site e guia da cidade

Seminário virtual vai abordar Divisão Justa do Trabalho Doméstico no próximo dia 13

0

Seminário virtual vai abordar Divisão Justa do Trabalho Doméstico no próximo dia 13

A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), realiza, no próximo dia 13 de maio, às 9h, o seminário de disseminação da Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico. A atividade faz parte de um conjunto de ações que a CAR/SDR está promovendo, neste mês de maio, para mobilizar e gerar momentos de reflexão sobre a sobrecarga do trabalho das mulheres, violência e divisão sexual do trabalho.
“Trazer esta temática, que é o espaço doméstico, da divisão sexual do trabalho, para ser discutida, não só num projeto, mas dentro da secretaria com todas as suas unidades, é uma forma de trazer e introjetar essa discussão sendo incorporada num coletivo e, desta forma, teremos a oportunidade de atingir mais pessoas para discutir estas relações de gênero”, salienta a assessora de gênero do Pró-Semiárido, Elizabeth Siqueira.
As peças da campanha têm sido utilizadas pelo Pró-Semiárido desde 2018 e hoje se constitui como uma estratégia de sustentabilidade muito importante para o projeto. “É fundamental para a continuidade desta ação que não é uma ação só do Pró-Semiárido, pelo contrário, é uma ação dos movimentos sociais, uma ação de várias entidades, a gente poder, enquanto Estado, estar fortalecendo este debate, refletindo coletivamente inclusive nas nossas ações de assessoramento técnico no campo”, complementa Elizabeth.
O evento vai contar com a participação de Jeandro Ribeiro, chefe de gabinete, representando o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias; Fátima Amazonas – Especialista Senior em Desenvolvimento Rural do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD); e Hardi Vieira – Oficial de Programas (CPO) do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).
Na programação, o painel “Ficar em casa é questão de saúde, dividir tarefas e viver sem violência também!” contará com a presença de Laeticia Jalil, membro do Grupo de Trabalho de Mulheres da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA); Karine Freitas – Núcleo JUREMA/ Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Joziete da Cruz Silva – Liderança comunitária /beneficiária do Projeto Bahia Produtiva. Além disso, haverá apresentação de experiência da técnica em desenvolvimento social do projeto Pró-Semiárido, Deyse Sayonara.  A Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico é uma iniciativa da Rede Feminismo e Agroecologia do Nordeste e GT Mulheres da ANA, em parceria com diversas organizações da sociedade civil e movimentos sociais de mulheres. Neste período de pandemia, a campanha assumiu o lema: “Ficar em casa é questão de saúde, dividir as tarefas, e viver sem violência também!” e, a palavra de ordem: “Em tempos de coronavírus, diga não à violência doméstica!”.

Neste sentido, SDR/CAR se juntam a diversas organizações e movimentos sociais na campanha, que busca combater a não divisão do trabalho doméstico e de cuidados, tendo em vista que é esse um dos grandes impeditivos para as mulheres acessarem políticas públicas, bem como participarem de forma qualitativa dos diversos espaços políticos em que estão inseridas.

Assessoria de Comunicação SDR/CAR 

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar Aceito Leia Mais

Política de privacidade e cookies