O site e guia da cidade

Não há diferença entre gasolinas
refinada e formulada, diz especialista

0

Não há diferença entre gasolinas
refinada e formulada, diz especialista

Consumidor tem opção de pagar menos por um combustível da mesma qualidade, mas nem sempre é bem-informado sobre isso

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), todas as gasolinas produzidas no Brasil, como em todo o mundo, são formuladas, pois são misturas de hidrocarbonetos. Podem ser fabricadas diretamente nas refinarias de petróleo ou em formuladoras e centrais petroquímicas. “Em nosso país, contudo, criou-se um mito de que são diferentes e de que a chamada refinada seria melhor”, alerta Rosângela Gomes, Química Responsável da Copape.

Essas informações incorretas, muitas vezes difundidas por postos de abastecimento, acabam desorientando e enganando os consumidores. “Como formuladora de gasolina, a Copape tem absoluta responsabilidade pela excelência de seus produtos, referendada, aliás, pelo controle de qualidade rigoroso existente nas distribuidoras de combustíveis, que impede a adulteração”, explica Rosângela.

O que se chama de gasolina formulada no Brasil é a produzida fora das refinarias, mas sua qualidade é igual e pode até ser superior. Depende dos atributos e tipos de cada uma, como comum, aditivada ou premium. “Os consumidores têm uma alternativa de qualidade e preço mais baixo ao abastecerem seus veículos com gasolinas fabricadas por formuladora. Por que pagar mais caro? Todo combustível é formulado, seja de posto com bandeira ou não”, pondera Rosângela.

A gasolina conhecida como formulada, independentemente de não ter sido fabricada numa refinaria, também é boa, desde que atenda à legislação e aos padrões de qualidade estabelecidos pela ANP. As adulterações de combustíveis não ocorrem nas refinarias, nas empresas formuladoras ou nas distribuidoras, mas sim em postos de abastecimento. “Por isso, o consumidor deve sempre dar preferência a postos idôneos e de sua confiança, nos quais a gasolina sempre terá qualidade, seja a de refinaria ou de formuladora”, conclui Rosângela.

Atendimento à imprensa
Ricardo Viveiros & Associados — Oficina de Comunicação
Rosangela Sousa

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar Aceito Leia Mais

Política de privacidade e cookies