O site e guia da cidade

De forma inteligente, SSD amplia velocidade e redefine conectividade
De forma inteligente, SSD amplia velocidade e redefine conectividade

0

De forma inteligente, SSD amplia velocidade e redefine conectividade
De forma inteligente, SSD amplia velocidade e redefine conectividade

Se os principais notebooks do mercado apresentam desempenho cada vez mais alto, uma das explicações está em uma importante evolução tecnológica: o SSD, sigla para Solid State Drive, em inglês, ou algo como Unidade de Estado Sólido, em português. É um tipo de armazenamento muito mais rápido do que um HD convencional, como chamamos a unidade de Disco Rígido, além de oferecer outras vantagens, como menor consumo de energia e maior confiabilidade e leveza, por não conter partes mecânicas, permitindo ampliar desempenho, mobilidade e autonomia de bateria de um notebook.

O avanço mais aparente representado por essa tecnologia é determinado pela sua própria construção. Enquanto o HD tem uma lógica similar à de um toca-discos, usando um braço mecânico para acessar informações gravadas em discos magnéticos que rodam em grande velocidade, a conexão do SSD é bem mais dinâmica, mantendo os dados em chips de memória, proporcionando um acesso quase instantâneo.

Alguns notebooks permitem uma configuração híbrida, onde há um SSD e um HD funcionando em conjunto. Desta forma, é possível aproveitar a velocidade do SSD para carregar o sistema operacional e rodar os aplicativos mais utilizados, enquanto o HD pode ser usado para salvar os dados que ocupam mais espaço e não são acessados com tanta frequência.

O SSD também pode ser adicionado a notebooks que não o contenham em sua configuração original de fábrica. Os formatos mais comuns podem ser utilizados em substituição ao HD original ou em encaixe separado, para trabalhar em conjunto com o HD original, de forma híbrida. Ao fazer um “upgrade”, instalando um SSD, é sempre recomendado que o sistema operacional seja instalado na nova unidade, para obter o máximo de desempenho que a nova tecnologia proporciona.

Está claro como o SSD eleva o desempenho de um notebook a um novo patamar e sua aplicabilidade está totalmente conectada às exigências cada vez maiores dos usuários. A relação entre armazenamento e velocidade de um SSD é pontuada pela precisão e assertividade, redefinindo o conceito de uso de computadores e notebooks e cumprindo diretamente o objetivo da tecnologia de beneficiar o cotidiano e transformar a vida das pessoas.


Luciano Beraldo é gerente sênior da área de notebooks da Samsung Brasil

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar Aceito Leia Mais

Política de privacidade e cookies