O site e guia da cidade

Disputa de pontes de macarrão agita curso de Engenharia

0

Disputa de pontes de macarrão agita curso de Engenharia

A competição interna conta com sete equipes formadas por alunos dos 3º e 5º períodos do curso de Engenharia Civil da UNINASSAU

Estudantes dos 3º e 5º períodos do curso de Engenharia Civil da Faculdade UNINASSAU Petrolina estão animados com uma competição de pontes de macarrão. A disputa começou na segunda-feira (26) e segue até esta quinta-feira (29) com as equipes submetendo seus projetos ao teste de carga. A ponte que suportar mais peso será a vencedora. 

“A ideia é estimular o trabalho em grupo, desenvolver a habilidade de gerir pessoas, responder a situações de crises e problemas de projetos. A competição também ajuda no aprofundamento dos conhecimentos da disciplina de Fundamentos da Resistência dos Materiais, disciplina essa ofertada pelo professor Tácito Iago, que é um dos idealizadores da competição junto comigo, o professor Policarpo Almeida e a professora Marília Alves”, explica o professor do curso de Engenharia, Miguel Shaw. 

De acordo com o regulamento, a ponte deve conter 1m de comprimento e até 50cm de altura. Durante a construção é permitido usar somente macarrão, cola epóxi e araldite. A competição conta com sete equipes de até cinco estudantes cada. 

A aluna do 5º período de Engenharia, Alana Borges, confessa que gostou da experiência. Essa foi a primeira vez que ela participou desse tipo de projeto. “Uma experiência muito boa, pois nos estimulou a estudar assuntos já vistos para podermos conseguir executar a construção da ponte. Uma atividade interessante para que nós alunos possamos colocar em prática assuntos estudados, por exemplo treliça, força, compressão, entre outros”, avalia Alana.  

Devido aos protocolos de segurança contra a disseminação da Covid-19, os testes de carga estão sendo feitos por escala, com apresentações dos projetos em horários marcados, com o laboratório de Engenharia recebendo apenas oito pessoas, onde todos ficam localizados em lugares demarcados para que a distância de 1,5m seja mantida. 

Ascom

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar Aceito Leia Mais

Política de privacidade e cookies