O site e guia da cidade

Está no ar a TV Educa Bahia, com conteúdos exclusivos para os estudantes

0

Está no ar a TV Educa Bahia, com conteúdos exclusivos para os estudantes

Foto: Carol Garcia/GOVBA

O canal Educa Bahia  já está no ar, com sinal digital da TVE, levando aos 27 territórios de identidade a programação da Secretaria da Educação do Estado como complemento aos conteúdos do ano letivo, que começará no próximo dia 15, com atividades 100% remotas. A nova emissora pública iniciou as transmissões nesta segunda-feira (1º) e está disponível ao lado do canal da TVE, alterando os aparelhos do final .1 para o final .2. Em Salvador e Região Metropolitana, o Educa Bahia será o canal 10.2. Outra forma de acompanhar a programação é pelo site http://educabahia.ba.gov.br/ . Uma das transmissões feitas nesta segunda-feira foi o início da pré-jornada pedagógica, com a participação do secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues. 

 “Em época de pandemia, o governador Rui Costa nos autorizou a criar um canal específico para a educação da Bahia. Neste canal vão ser transmitidos os conteúdos educacionais, programados dentro do currículo da rede do Estado, mas também serão retransmitidas formações, capacitações e lives. A atividade de hoje, de acolhida dos professores e servidores da educação do Estado da Bahia na rede, já foi transmitida ao vivo”, afirmou o secretário Jerônimo.

O secretário explicou como o conteúdo será ministrado. “Nós já temos um planejamento de currículo, onde a equipe pedagógica da Secretaria, o Instituto Anísio Teixeira, reuniu-se com o Irdeb, com a TVE, e já pautou quais são aquelas aulas e aqueles conteúdos que dizem respeito ao acompanhamento curricular por semana e por mês”. Ele destacou que o canal também vai retransmitir conteúdos educacionais para além do currículo, do passo a passo do ano  20/21. Outros conteúdos educacionais são transmitidos durante toda a programação, que também serão avaliados por uma equipe pedagógica da secretaria.  

Pré-jornada 

Segundo Jerônimo Rodrigues, a pré-jornada prepara os professores para a jornada pedagógica, que antecede o início do ano letivo. “É o início de uma capacitação para uso das ferramentas tecnológicas, uso da plataforma, os conteúdos, quais são os cuidados que nós temos e o acompanhamento, como será o ano”. No dia 8 de março, completa o secretário, “no Dia da Mulher, nós iniciaremos a jornada pedagógica e, no dia 15 as aulas, para os dois anos, para 2020 e 2021, portanto esta semana é importante para a gente”.  

Mais Estudo 

Jerônimo Rodrigues informou ainda que o edital do programa Mais Estudo será publicado nesta terça-feira (2), no Diário Oficial. “Mais Estudo é aquele programa de monitoria, de bolsas para estudantes com uma boa performance em matemática e língua portuguesa, para contribuir e ajudar os seus colegas. São 52 mil vagas para os estudantes que têm esse perfil, as escolas já estão trabalhando para selecionar 52 mil estudantes que receberão por mês R$ 100, como ajuda de custo, durante dez meses”. 

Repórter: Raul Rodrigues

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar Aceito Leia Mais

Política de privacidade e cookies