O site e guia da cidade

Hoje é aniversário de pilão arcado. Parabéns.

0

Hoje, 15 de janeiro, Pilão Arcado completa 131 anos de emancipação política.

Pilão Arcado é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2004 era de 30.413 habitantes. É situada próximo ao Rio São Francisco. Conhecida como Pilão novo foi construída para abrigar a população da cidade antiga inundada pelo referido rio.

Conta a tradição local que a denominação está ligada a uma lenda de pescadores que encontraram um pilão, com formato de uma curva em arco, em uma das margens do rio São Francisco, e passaram a utilizá-lo para pilar o sal que salgava o peixe.

Pilão Arcado originou-se de um arraial fundado, em fins do século XVII, por ordem do vice-rei D. João de Lencastre, com a finalidade de acabar com os constantes ataques dos índios mocoazes e acoroazes às fazendas de gado da região.

O município, então em terras da Capitania de Pernambuco, foi criado em 1810, com a denominação de Vila do Pilão Arcado.

Em 1824, devido à Confederação do Equador, movimento separatista que eclodiu no Recife, a região de Pilão Arcado, então chamada de Comarca do Rio de São Francisco, foi desligada de Pernambuco, passando a integrar provisoriamente a província de Minas Gerais. Em 1827, juntamente com todo o Além São Francisco, passou à administração da província da Bahia.

Em 1857, foi extinto como município, integrando então o território da Vila de Nossa Senhora do Remanso de Pilão Arcado. Em 1890, foi desmembrado de Remanso. A sede foi elevada à categoria de cidade em 31-10-1890[6].

Em 1974, sendo a população transferida em 1978 devido a implantação da Barragem de Sobradinho, no rio São Francisco, a sede foi transferida para local distante 24 km da sede velha. A nova cidade foi planejada e construída pelo Governo Federal, através da CHESF.

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Pil%C3%A3o_Arcado

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar Aceito Leia Mais

Política de privacidade e cookies