Deputado Roberto Carlos apresenta Projeto de Lei para garantir serviços gratuitos de psicologia e psiquiatria à população que sofrer danos causados à saúde mental devido aos impactos da pandemia.

O deputado Roberto Carlos (PDT) apresentou um Projeto de Lei, destinado ao governador Rui Costa solicitando o atendimento psicológico e psiquiátrico, gratuito, à população baiana enquanto durar a crise causada pela COVID-19.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a pandemia causada pelo COVID-19 pode desencadear uma crise de saúde que cause problemas psicológicos associados ao luto, medo da doença ou impacto na renda. Em tempos de isolamento social muitos problemas de ordem psicológica têm se intensificado, como a depressão, síndrome do pânico, ansiedade, baixa imunidade e seus efeitos diversos, suicídios, consumo de drogas, violência física e sexual contra mulheres e crianças.

“Por isso, a necessidade de aumentar, urgentemente, o investimento em serviços de saúde mental ou arriscar um aumento maciço de doenças relacionadas a saúde mental nos próximos meses”, enfatizou o deputado Roberto Carlos.

Segundo o parlamentar, o objetivo é proporcionar que todos possam ter acesso a um atendimento especializado, gratuito, para possibilitar um alívio ao sofrimento. “A procura pelos serviços de atendimento nesse segmento vem aumentando nos últimos meses e muitos não têm acesso a ele, daí a razão desta presente iniciativa”, concluiu o deputado Roberto Carlos. 

Ascom