ENEM: Inscrições prorrogadas até quarta-feira (27)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) prorrogou, até quarta-feira (27), o prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A medida vinha sendo debatida nacionalmente e ganhou força, nesta sexta-feira (22), após solicitação pública do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED). A mobilização foi ocasionada pelas consequências imediatas provocadas pela suspensão das aulas, em virtude da situação de emergência pública provocada pela pandemia da COVID-19.

Na Bahia, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoveu uma série de encontros com gestores escolares e representantes de movimentos estudantis e dos segmentos da Educação, que avaliavam ser importante a prorrogação das inscrições do ENEM. "É claro que todo o Brasil está sentido as consequências da pandemia. E não seria diferente com os estudantes que, neste momento, precisam que os governos tenham uma maior sensibilidade. Mais uma vez, conseguimos pressionar o Governo Federal e as inscrições foram prorrogadas. Acredito que não tenha sido o prazo ideal, pois em concordância com o CONSED, a proposta de adiamento seria até 5 de junho", explicou o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues.

Ainda segundo o secretário Jerônimo, as sucessivas mudanças no calendário do ENEM demonstra o poder de mobilização social. "É um momento totalmente atípico para todos nós. Então, não adianta medidas impostas que tragam prejuízo para os estudantes. O Governo Federal tem que ouvir o CONSED, os governos estaduais, os movimentos estudantis, os sindicatos e as associações de professores, bem como os conselhos de Educação, para evitar que decisões arbitrárias sejam tomadas. O nosso objetivo sempre será o bem dos nossos estudantes", afirmou.

Foto: Divulgação
Assessoria de Comunicação

Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Livre de vírus. www.avg.com.

Tag