Assessoria do deputado Tum emite nota de esclarecimento sobre notícia reproduzida no Portal Casa Nova.

O Portal Casa Nova um dos sites da rede da empresa de comunicação (ASCOM), de propriedade do Radialista Adailton Santana, que, há 11 anos está no ar, pela web, trás aos munícipes casanovenses e outros municípios, prestação de serviços e notícias coesas, seguindo os princípios éticos jornalísticos, reproduziu na data de ontem, uma notícia de site da capital, que tem repercussão e bastante acessado em todo o estado.

Nela, noticiamos que Sem projetos aprovados, Tum gastou R$ 489 mil na divulgação do mandato na AL-BA . Evidentemente, como regionalmente o site Portal Casa Nova é bem acessado, repercute a notícia. É notório saber que o site da capital, noticiou que o deputado Tum (PSC), Natural de Casa Nova, dificilmente é visto no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e que “no entanto, se depender do que o parlamentar gastou de verba pública na divulgação do próprio mandato nos últimos meses, ser reconhecido no estado, não será problema”. Disse.

Tum lidera os gastos em divulgação reembolsados pela verba indenizatória da Assembleia Legislativa da Bahia nessa legislatura. O parlamentar reembolsou R$ 489 mil, entre fevereiro de 2019 a maio de 2020. Maior parte dos pagamentos foram destinados para empresas que produzem material gráfico, outdoors e impressões.

Apesar de tantos gastos com publicidade, não se sabe ao certo que empresas o mesmo gastou tanta verba, ao menos, em veículos regionais não se sabe que é “felizardo” de faturar com publicidade de TUM. Dessas, a empresa de comunicação representante do Portal Casa Nova (ASCOM) que foi fundada em 2010, na cidade de Casa Nova, durante o mandato do parlamentar nunca recebeu sequer um vintém do mesmo, apesar de ser um site local, ao que parece, não tem o reconhecimento do legislador. Entretanto, isso não é empecilho ou faz com que não possamos retransmitir o que tenta justificar o deputado em sua nota abaixo. Confira:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O deputado estadual Tum esclarece que como parte do compromisso assumido como parlamentar tem atuado de maneira responsável e honrosa em defesa dos baianos

Durante o seu primeiro mandato, foram apresentados até agora: 14 projetos de lei, 41 indicações e 12 moções, dentre outras proposições, conforme pode ser comprovado ao acessar o site oficial da Assembleia Legislativa da Bahia.

Os projetos de lei apresentados pelo parlamentar são sobretudo na área de educação, saúde, emprego, geração de energia, inclusão social e turismo. Dentre os projetos, é de sua autoria o projeto de lei (PL./23.178/2019) que institui o programa para realização de exames de mamografia e tratamentos de quimioterapia, radioterapia bem como acompanhamento psicológico no atendimento aos pacientes dos hospitais públicos estaduais e dos conveniados com o Sistema Único de Saúde – SUS, no Estado da Bahia.

Sobre a geração de energia, é do deputado Tum o projeto (PL./23.461/2019) que institui o Programa de Incentivo à Instalação de Centrais Eólicas para geração de energia, além do projeto (PL./23.346/2019) sobre a Política Estadual de Incentivo à Atividade de Geração de Energia Fotovoltaica no Estado da Bahia e dá outras providências.

Na inclusão social, o parlamentar apresentou o projeto de lei (PL 23.176/2029) que dispõe sobre a reserva de no mínimo 10% ( dez por cento), das vagas de emprego na área da construção civil de obras públicas para pessoas do sexo feminino.

No setor do turismo, foi apresentado o projeto PL./23.375/2019 que dispõe sobre o turismo rural na agricultura familiar no âmbito do Estado da Bahia e dá outras providências.

Além dos projetos citados, foram apresentados também 41 indicações, dentre diversas obras de infra-estrutura no estado da Bahia; além de ampliar a abrangência do cronograma nas ações de revitalização e proteção às Bacias Hidrográficas, às nascentes e cursos d’água dos rios que cortam o Estado da Bahia e também a distribuição de álcool 70 aos municípios da Região Norte do Estado durante a pandemia do coronavírus.

Podemos, portanto, constatar que o mandato do deputado Tum tem sido atuante e pautado sempre no compromisso, responsabilidade e ética visando abranger a todos os baianos, do sertão ao litoral.