Casa Nova: Desinformação propagada por vereador recebe dura resposta da Secretaria

Visivelmente indignada a Secretaria de Saúde de Casa Nova, Maria de Lourdes Silva Santos, deu a conhecer uma nota pública em resposta ao que chamou de “irresponsabilidade” do Vereador Alex de Santana (PDT) ao gravar um vídeo falando da existência de uma vacina para o COVID 19, a pandemia que aterroriza o Mundo.

“Não bastasse as nossas dificuldades de recursos, a extensão de nosso território, as imensas fronteiras com outros estados e municípios, a carência de uma grande parte da população, a dificuldade de comunicação e me aparece um vereador para divulgar mentiras, confundir a cabeça do povo e colocar uma população inteira em risco” – disse ao distribuir a nota na tarde desta sexta-feira, ressaltando que “há cinco dias estou sem dormir, participo de inúmeras reuniões, tenho acompanhado nosso pessoal técnico, que se arrisca dia e noite, tenho conferido pessoalmente toda notificação e só faltava isso: um agente provocador, capaz de colocar todo o trabalho de prevenção montado pelo prefeito Wilker em risco”.

No vídeo o vereador defende a utilização de uma vacina utilizada para disenteria de cães, que seria também vacina para o COVID 19 e insiste para que as pessoas pesquisem. A íntegra da nota da Secretária de Saude de Casa Nova:

Nota pública da Secretaria de Saúde de Casa Nova

Ontem o Vereador Alex de Santana, em um vídeo, amplamente divulgado nas redes sociais, na melhor das hipóteses, desinformado ou tomara que não tenha sido deliberado, defendeu a utilização da Vacina Vanguard como forma de combate ao novo Corona Vírus, causador da doença COVID 19.

Ele, seja qual for a forma que considerarmos, cometeu uma enorme irresponsabilidade com a população de Casa Nova. A vacina em questão é utilizada para combater várias doenças, como cinomose e corona vírus canino. Vírus que causa gastroenterite (sintomas de diarreia e vômitos constantes), podendo levar a óbito. Os cães contraem a doença por meio de fezes de outros cães contaminados, não sendo transmissível a humanos. É ineficaz contra esse novo vírus, que também pertence à família dos Coronas.

É importante que a população continue agindo com todo o cuidado, tomando todas as precauções recomendadas pela nossa Secretaria, pelos órgãos estaduais e federais; que só se oriente por fontes confiáveis.

Reiteramos que a Prefeitura está inteiramente voltada para a contenção do vírus em nosso município, agindo em parceria com todos os municípios vizinhos, com o Estado da Bahia e os outros estados limítrofes.

Voltamos a agradecer o enorme empenho e dedicação de nossas equipes e a boa vontade de todos os cidadãos e cidadãs de bem de Casa Nova, que compreendem a gravidade da situação atual e nos colocar à disposição, inclusive do vereador, para qualquer emergência.

Mudar para melhor é se comprometer com nossos semelhantes!

Casa Nova, 20 de março de 2020

Maria de Lourdes Silva Santos

Secretaria de Saúde