Bahia registra 24 casos suspeitos de coronavírus, diz Sesab; 15 deles foram excluídos

#noticiasdecasanova #portalcasanova #brasil #coronavirus #bahia

A Bahia registrou 24 casos suspeitos de Covid-19 (coronavírus) até as 17h desta sexta-feira (28). A informação foi divulgada através de uma nota conjunta das Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e Secretaria Municipal de Saúde de Salvador.

Conforme a Sesab, os casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus ocorreram nos seguintes municípios: Camaçari (2), Jequié (1), Tucano (1), Itabuna (4), Jacaraci (1), Salvador (14) e Feira de Santana (1). Os casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu.
A secretaria informou que estão em análise laboratorial as amostras de cinco pacientes. Foram descartados laboratorialmente os demais casos.

A Sesab já havia informado que os casos suspeitos são listados em um Banco Oficial do Ministério da Saúde. A previsão é de que o banco seja atualizado diariamente às 12h. A atualização ainda não havia sido realizada até a publicação desta reportagem.

A pasta alertou que o paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode ter a doença em grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades primárias de atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital.

Os casos graves devem ser encaminhados a um Hospital de Referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.