#bahia #coronavirus #teste #baianos

Teste desenvolvido por baianos pode identificar Coronavírus em 3 horas.

A técnica do teste desenvolvido na Universidade Federal da Bahia é similar a que vem sendo usada na China, Alemanha e Estados Unidos

Pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), descobriram uma forma de identificar a presença do coronavírus no corpo em 3 horas.

O teste desenvolvido pelo virologista Gúbio Soares, do Instituto de Ciências da Saúde da UFBA, é semelhante a técnica que vem sendo usada na China, Alemanha e Estados Unidos.

A redução de 48 horas para 3 só foi possível devido ao uso de um equipamento especial, o Real-Time, que custa R$ 150 mil e foi importado dos Estados Unidos em dezembro do ano passado para o laboratório da universidade.

Em entrevista ao G1, o virologista contou que o equipamento pode ser usado tanto pela rede pública, quanto a particular. Entretanto, ele explica que a rede pública tem um fluxo determinado pelo Ministério da Saúde, e que as amostras são processadas pelos laboratórios públicos.

A máquina faz a extração do material genético para a realização do teste de forma automatizada e a partir disso é descoberto o diagnóstico.

A Bahia não possui casos suspeitos de coronavírus.