Lourival Trindade é empossado presidente do TJ-BA.

O magistrado assume a cadeira ocupada interinamente por Augusto de Lima Bispo, que foi alçado ao posto depois que o ex-presidente Gesivaldo Britto foi afastado no âmbito da operação Faroeste no fim do ano passado.

Lourival Trindade é empossado presidente do TJ-BA
O magistrado assume a cadeira ocupada interinamente por Augusto de Lima Bispo, que foi alçado ao posto depois que o ex-presidente Gesivaldo Britto foi afastado no âmbito da operação Faroeste no fim do ano passado.

Em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira, 3, o desembargador Lourival Trindade tomou posse no cargo de presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O magistrado assume a cadeira ocupada interinamente por Augusto de Lima Bispo, que foi alçado ao posto depois que o ex-presidente Gesivaldo Britto foi afastado no âmbito da operação Faroeste no fim do ano passado.

A concorrida cerimônia teve a presença de autoridades como o governador Rui Costa, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Nelson Leal, o prefeito de Salvador, ACM Neto, o presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Geraldo Júnior, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA), Fabrício Castro, entre outros.

Ao lado de Lourival, integram a Mesa Diretora para o biênio 2020/2022 os seguintes magistrados:

1º vice-presidente, desembargador Carlos Roberto Santos Araújo; 2º vice-presidente, desembargador Augusto de Lima Bispo; corregedor-geral de Justiça, desembargador José Alfredo Cerqueira da Silva; e o corregedor das Comarcas do Interior, desembargador Osvaldo de Almeida Bomfim.

Quem é o novo presidente

Natural de Érico Cardoso, no interior baiano, o desembargador Lourival Almeida Trindade graduou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) no ano de 1973. Entre 2001 e 2003, foi conselheiro da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA). Iniciou na magistratura em 2008, ingressando no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) pela classe dos advogados. No biênio 2014/2016, foi Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). É membro do Instituto Baiano de Direito Processual Penal e autor do livro A Ressocialização – Uma (dis)função da Pena de Prisão. Atualmente, integra a 1ª Câmara Criminal.

Fonte: Informa1