O site e guia da cidade

Casa Nova: Prefeitura apoia e incentiva manifestações culturais tradicionais nos distritos

0

- Anúncios -

Casa Nova: Prefeitura apoia e incentiva manifestações culturais tradicionais nos distritos
O Prefeito Wilker Torres, assessores, secretários e vereadores participaram, no domingo (21/04), da tradicional Festa dos Caretas que acontece na sede do Distrito de Pau a Pique, entre Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa.
A festa reúne grupos de mascarados, formados por moradores nas comunidades que invadem as ruas e “aterrorizam” aqueles que não participam da festa. Poucos sabem da origem e do sentido da festa dos caretas, que sobreviveu à inundação da cidade velha e a mudança dos distritos.
Terminando sempre com a queima do Judas, invariavelmente alguém da comunidade sobre quem pesa a pecha de traidor ou conduta duvidosa, os caretas, com o apoio da prefeitura são em maior número a cada ano e atraem centenas de pessoas das cidades vizinhas.
“Valorizar a cultura, respeitar as tradições, incentivar os mobilizadores culturais” – resume o Prefeito Wilker Torres, participando da Festa em Pau a Pique – “A Festa dos Caretas, o resgate da história do Pau de Colher e outras manifestações culturais do povo de Casa Nova, tem nosso apoio e incentivo”
Santana do Sobrado
Em Santana do Sobrado a festa extrapolou os limites do distrito, atraindo pessoas de Juazeiro, Petrolina, da sede de Casa Nova, Sobradinho e de dezenas de outras localidades.
“É uma festa popular, um carnaval, que reúne pessoas de todas as idades, com alegria e divertimento. Um exercício de liberdade” – discorre Helen Janicleide Souza, nascida em Santana, moradora de Petrolina e que volta a cada ano para participar da Festa dos Caretas de Santana.
Outro careta, agora deputado, é Tum: “Todo ano. Isso desde jovem que participo de um grupo de caretas em Santana do Sobrado. É uma festa que cresce a cada ano”.

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar Aceito Leia Mais

Política de privacidade e cookies