PORTAL CASA NOVA - LOGIN
LOGIN PCN

Casa Nova é premiada pela Embrapa, BNDES, FAO e Iphan por "melhores experiências em Sistemas Agrícolas Tradicionais do Brasil"

0

- Anúncios -

Confirmada para o dia 18 de junho  a cerimônia de entrega do Prêmio BNDES – Sistemas Agrícolas Tradicionais (SAT), destinado a reconhecer e valorizar boas práticas de salvaguarda e conservação de bens culturais e imateriais associados à agrobiodiversidade. São ao todo 15 iniciativas selecionadas como exemplos de convivência com a terra e amostras da genuína cultura do campo. Os primeiros cinco colocados receberão o valor bruto de R$ 70 mil e os demais R$ 50 mil. Foram inscritas 58 instituições de direito privado e sem fins lucrativos, localizadas em diversas regiões brasileiras. A premiação será na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Brasília  (veja programação).

A primeira colocada foi a Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais (AMTR), do Lago do Junco (MA); em segundo lugar, ficou a Associação dos Produtores Rurais de Vereda, de Matias Cardoso (MG); em terceiro, a Associação dos Remanescentes de Quilombo de São Pedro, de Eldorado (SP), na quarta colocação, a Associação Comunitária Rural de Imbituba, de Imbituba (SC) e em quinto lugar, será premiado o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), dos municípios baianos de Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Remanso, Curaçá, Sento Sé, Uauá, Sobradinho e Juazeiro. Os demais premiados estão distribuídos pelos Estados do Mato Grosso, Santa Catarina, Roraima, Amazonas, Amapá, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia.

Além da premiação programada para a tarde do dia 18, serão realizadas instalações pedagógicas especiais, sobre cada uma das experiências vencedoras. A ideia é que as representações comunitárias apresentem elementos simbólicos do fazer coletivo, como  sementes, flores, frutos, fibras, artesanato e instrumentos que retratem o SAT que representam. Os grupos poderão apresentar músicas, peças teatrais e demais expressões artísticas relacionadas  as suas vivências de relacionamento com a terra.
O Prêmio BNDES de Boas Práticas para Sistemas Agrícolas Tradicionais é resultado da parceria entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/Ministério da Cultura) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

Programação

Dia 18 de junho – Auditório Biomas – Embrapa Sede, Parque Estação Biológica – W3 Norte (final) Brasília-DF
14h30 – 15h – Exposição fotográfica dos apanhadores de sempre viva – Diamantina/DF
15h – 15h40 – Abertura com a presença dos presidentes da Embrapa e do Iphan, do diretor do BNDES e do representante da FAO, da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead/Casa Civil), Secretaria de Extrativismo e Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
15h40 – 17h – Cerimônia de entrega do prêmio BNDES
17h10 – 17h30 – Encerramento e Coquetel

Dia 19 de junho – Embrapa Sede, Brasília-DF
8h40 – 9h  – Boas vindas dos representantes da FAO, BNDES e SEAD e apresentação da programação do seminário Embrapa e Iphan
9h – 10h40 – Painel I: Reconhecimento de Sistemas Agrícolas Tradicionais (Embrapa e Iphan)
11h – 12h – Painel II: Experiências de Sistemas Agrícolas Tradicionais no  Brasil:  Rio Negro (AM); Quilombolas do Vale do Ribeira (SP); Apanhadoras de sempre-viva (MG)
12h30 – Palavra aberta
12h30 – 14h – almoço
14h – 14h40 – Painel II (continuação): Quebradeiras de coco (MA) e Veredeiros (MG)
14h40 – 16h – Visita às instalações pedagógicas das 15 experiências classificadas como SAT (Sala Buriti)
16h – 16h30 – Intervalo – Mesa da partilha com produtos das comunidades premiadas
16h30 – 17h10 – Painel II (continuação): Feira da mandioca (SC) e Recatingamento (BA)
17h10 – 18h – Palavra aberta, encaminhamentos  e encerramento

 

Fonte: Grupo Cultivar

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar Aceito Leia Mais

Política de privacidade e cookies