Casa Nova: Sábado, 24, é o dia D para a febre amarela

Listado pelo Ministério da Saúde entre os municípios da Bahia que precisam de atenção quanto à febre amarela, Casa Nova, terá nesse sábado o Dia D de Vacinação.

Quem tem as informações e reitera o convite à população alvo é a Secretária de Saúde de Casa Nova: “A vacina é destinada a crianças a partir de 9 meses; a adultos com até 59 anos, 11 meses e 29 dias e a pessoas que farão viagens a áreas de risco ou para fora do País e que necessitam do certificado do certificado de vacinação. A vacina também pode ser aplicada em pessoas que nunca se vacinaram”.

“Vamos ter vacinas suficientes para a população que desejar. Estaremos com equipes nas unidades de saúde Jefferson e Euclides, localizados no Distrito de Santana do Sobrado, Vilas São José, Azul e Massú, no Centro de Saúde e nos postos de Pau a Pique e Bem Bom”.

“Quero lembrar que a vacina contra a febre amarela é vitalícia, ou seja, só se toma uma vez na vida. Então é necessário a carteira de vacinação” – esclarece Maria de Lourdes – “A vacina que vamos disponibilizar não é a fracionada, tem eficácia comprovada e haverá doses suficientes para todos”.

Municípios da Bahia que devem vacinar

O Ministério da Saúde dividiu os municípios brasileiros em três categorias quando à necessidade de vacina contra a febre amarela: Área com recomendação de vacina (ACRV); Área sem recomendação da vacina (ASRV) e Área com Recomendação Parcial de Vacinação (ACRP).

Na Bahia 160 municípios foram considerados ACRV, entre eles Casa Nova e Sento Sé na região e os restantes ASRV. Não há municípios na Bahia com ACRP.

“Estamos em área de fronteira e vulneráveis quanto à vinda de pessoas infectadas, por isso esse cuidado com a vacinação, mesmo que até agora não tenhamos nenhum caso detectado” – explica Maria de Lourdes – “Portanto, queremos insistir com a população para prevenir-se”.

Manoel Leão ASCOM PMCN

Casa Nova Sábado 24 é o dia D para a febre amarela.docx