PORTAL CASA NOVA - LOGIN
LOGIN PCN

INÍCIO DAS AULAS DE ESCOLAS DE CASA NOVA, NA BAHIA, É ADIADO PELA 2° VEZ

0

Carteiras novas amontoadas em galpão no norte da Bahia (Foto: Imagem/Tv São Francisco)

O ano letivo escolar que começaria nesta quinta-feira (2), no município de Casa Nova, no norte da Bahia, foi adiado para o dia 13 de março. Esta é a segunda vez, este ano, que o início das aulas na cidade é adiado. Primeiro por conta das condições precárias das escolas municipais e agora, por falha em contratos. As aulas deveriam começar no dia 6 de fevereiro.

Os alunos de escolas de Casa Nova sofrem com problemas de infraestrutura e equipamentos depredados. Materiais novos, inclusive, estão amontoados em um galpão da cidade. A prefeitura informou que o novo atraso aconteceu porque foram identificadas falhas no processo de contratação da empresa que faria o transporte escolar, e também, no processo de compra da merenda dos alunos. As licitações, segundo a prefeitura, foram organizadas pela gestão anterior.

Os gestores da administração anterior, entre eles, o ex-prefeito de Casa Nova, Wilson Cota, foi procurado pela reportagem, mas as ligações não foram atendidas.Além disso, o Sindicato dos Professores de Casa Nova contou que mais de 80 professores estão fora das salas de aula no município. Entre os motivos estão a redução do número de alunos e a remoção de professores da zona rural para a cidade, mesmo quando não havia vagas nas escolas.

Infraestrutura nas escolas

Diversos materiais escolares novos foram encontrados amontoados, sem nenhum tipo de cuidado e misturados com carteiras velhas, em um galpão da cidade de Casa Nova. Em algumas unidades de ensino, as salas e banheiros estão sem portas. As carteiras para os alunos sentarem estão quebradas e até carcaças de computadores são achadas nas escolas. Nas imagens é possível notar, que as carteiras que estão no galpão têm partes forradas com papelão e plástico.

Banheiro de uma das escolas na Bahia sem pia e sem portas (Foto: Imagem/Tv São Francisco)

Os moradores do município reclamam da situação. Na escola Jóias de Cristo, o prédio é alugado. As salas são apertadas e não têm portas nem janelas. Parte do forro da cantina desabou e nos banheiros faltam portas, pias e as descargas estão quebradas. Outra reclamação dos moradores é sobre a falta de segurança. A escola Solon Xavier foi arrombada duas vezes em menos de um mês. Os bandidos levaram equipamentos e ainda picharam a sala da direção. Segundo o diretor da escola, Manuel da Cruz, os assaltantes levaram o climatizador, os aparelhos de ar-condicionado, as televisões tela plana, os computadores e impressoras. A situação impede que os professores desenvolvam algumas atividades pedagógicas com as crianças.

Forro do teto da cantina caiu em uma das escolas municipais de Casa Nova, no norte da Bahia (Foto: Imagem/Tv São Francisco)

Fonte: G1 Bahia

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar Aceito Leia Mais

Política de privacidade e cookies