PORTAL CASA NOVA - LOGIN
LOGIN PCN

Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Massaroca aguarda a participação de 60 expositores em sua nona edição

0

Entre os dias 12 e 14 de Agosto, será realizada a 9ª Feira de Caprinos e Ovinos, na sede do distrito de Massaroca, localizado às margens da BR 407 a 62 km do município de Juazeiro. A Feira é uma realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro, sob a organização da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) em parceria com o Comitê das Associações Comunitárias e Agropecuárias de Massaroca.

Com a economia voltada para a agricultura de subsistência o distrito de Massaroca destaca a caprinovinocultura como seu grande sustentáculo. A Feira de Caprinos e Ovinos proporciona à comunidade oportunidades de integração, troca de experiência, permuta de reprodutores e oportunidades de negócios que engloba todo o segmento comercial local, melhorando a renda e a qualidade de vida dos trabalhadores.

Parte integrante do calendário de eventos agrários da região, a feira atrai empresários da área gastronômica, donos de frigoríficos, comerciantes de carnes e futuros criadores, cuja meta é fazer com que a comercialização ocorra diretamente com os produtores. Além de promover oportunidades de negócios e de transferência de tecnologias, o evento propicia a divulgação das atividades culturais e econômicas local.

Para um dos coordenadores da feira e técnico da SEAPA, José Wilson Chaves (Chaveco), o evento “promove a integração entre as comunidades, possibilita a troca de experiência e aumento da autoestima dos produtores, além da comercialização e da abertura de contatos para futuros negócios, com isso ocorre conquista de novos mercados”, observou.

A organização aguarda para esse ano a participação de 60 expositores, com aproximadamente 500 animais entre caprinos e ovinos, com a participação de exemplares de vacas de leite – uma atividade que surge como mais uma alternativa de geração de renda em propriedades isoladas, porém com expectativa de crescimento. Estima-se um público de cerca de 7.000 pessoas durante os três dias de evento.

A feira também contará, com a integração mais efetiva de outros segmentos como escolas, comércio, comunidade local e comunidades circunvizinhas. “Espera-se transformar o distrito em um centro de referência de produção e comercialização dos produtos da cadeia produtiva da caprinovinocultura, como também de outros produtos”, afirmou o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Cerqueira.

O evento conta com a parceria da ADAB, SEBRAE, UNIVASF, Governo da Bahia, IRPAA, COOAFJUR, Banco do Nordeste, Embrapa Semiárido, Policia Militar, Cesol, UNEB, STRJ, Rádio Juazeiro, ADAC e Governo Federal.

 

 

 

Programação

 

Sexta-Feira – 12/08/2016

14h – Abertura do Parque para a chegada dos animais;

19h – Inscrição das cabras e esvaziamento dos úberes dos animais que irão participar do torneio leiteiro;

20h – Abertura Oficial da Feira;

21h – Apresentação cultural – CETEP e EFAS;

21h – Coquetel.

 

Sábado – 13/08/2016

07h – Abertura do parque para a chegada dos animais;

07h – 1ª Ordenha do torneio leiteiro;

08h às 17h ­– Atendimento ao produtor – Emissão de DAP, assessoria jurídica e declaração de confrontantes — STRJ;

10h – Apresentação cultural – ERUM;

11h — Entrega de equipamentos do Governo do Estado para a COOAFJUR;

14h- Atração musical – ESQUEMA 02;

15h – Avaliação dos animais através das características raciais (pista);

17h – Apresentação cultural – Bumba meu Bode – Grupo Acalanto de Juremal;

18h às 00h – Atração musical Edinho e Banda;

19h – 2ª ordenha do torneio leiteiro.

Domingo – 14/08/2016

07h – 3ª ordenha do torneio leiteiro;

09h – Seleção dos lotes das raças nativas e naturalizadas levando em consideração o sistema de criação, uniformidade dos animais, rusticidade e adaptabilidade;

10h – Premiação das categorias vencedoras;

11h às 17h – Atração musical – Cherin de Chiqueiro.

Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Juazeiro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar Aceito Leia Mais

Política de privacidade e cookies