PORTAL CASA NOVA - LOGIN
LOGIN PCN

Governo e oposição ainda lutam por votos na Câmara sobre impeachment

0

Movimentações intensas nos bastidores, reuniões a portas fechadas, negociações por cargos. A menos de um dia da votação do pedido de abertura de processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados, a tônica é mesma para governo e oposição, impulsionada, nos dois casos, pela percepção de algum ganho de fôlego do Palácio do Planalto.

Neste sábado, o clima era de jogo ainda indefinido na Câmara, mas com ânimo renovado na base aliada após esforços orquestrados pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para angariar mais votos contra o impeachment, contando com o apoio de governadores alinhados ao Planalto.

No grupo, estariam os titulares e representantes dos Estados do Ceará, Piauí, Amazonas, Acre, Maranhão, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Amapá e Paraíba.

“A participação dos governadores está sendo decisiva”, afirmou o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), um dos vice-líderes do governo na Câmara. “Os deputados querem conforto numa votação, um conforto que os governadores podem dar”, disse.

Lula, exímio conhecedor das rivalidades regionais, tem insistido em explorá-las para engordar a lista dos deputados que devem votar contra o afastamento da presidente Dilma.

Segundo um parlamentar governista que pediu anonimato, a atuação do ex-presidente tem sido fundamental, pois a percepção dos parlamentares é que ele cumpre os acordos que fecha, ao contrário de Dilma.

“Não foram cinco nem dez viradas (de posição), foram mais de 20”, disse.

No Congresso, parlamentares da oposição criticavam a articulação do governo. O líder do DEM na Câmara, Pauderney Avelino (AM), disse que o partido irá entrar com queixa-crime contra Dilma na Polícia Federal por práticas corruptas na negociação de cargos em troca de votos.

 

Por Marcela Ayres (Reuters)

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar Aceito Leia Mais

Política de privacidade e cookies