PORTAL CASA NOVA - LOGIN
LOGIN PCN

Roberto Carlos parabeniza Itaberaba

0

Fonte: ASCOM-ALBA
“Quero parabenizar a cidade de Itaberaba pelos 139 anos de emancipação política no dia 26 de março de 2016. Também parabenizo aqui o povo itaberabense, batalhador e hospitaleiro”. Estas foram as palavras do deputado Roberto Carlos (PDT), em deferência a tão singular data.
O município de Itaberaba está localizado na região do Vale do Paraguaçu e é considerado o Portal da Chapada Diamantina. A cidade está distante 226 km da capital baiana, sua população é de aproximadamente 64 mil habitantes. Por ser o portal da Chapada Diamantina e também pelo seu forte turismo de negócio, a cidade possui um dos maiores parques hoteleiros da Bahia, registrando mais de 600 leitos. Sobre o território atual do município são feitas referências desde o século XVII, quando os diversos governadores instituíam contra os índios que habitavam a área. A tradição oral, refere-se à existência da tribo dos maricás, aldeada outrora na serra do Orobó, que sustentou lutas constantes com as Bandeiras vindas para combatê-la.
Na economia, a grande propulsão do município é a agricultura graças as águas do Rio Paraguaçu que permitem o desenvolvimento de projetos de fruticultura irrigada, que aliada a solos férteis, boa temperatura e luminosidade permitem excelentes índices de produtividade, principalmente nas culturas de manga, limão, coco, uva, maracujá, pinha, mamão e banana.
Itaberaba se destaca também, pela cultura do abacaxi, que atualmente emprega 6% da população total do município e injeta mais de R$ 10 milhões por ano na economia local. Além disso, Itaberaba tem um comércio forte, indústria de calçados, móveis, alimentos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar Aceito Leia Mais

Política de privacidade e cookies