PORTAL CASA NOVA - LOGIN
LOGIN PCN

Outubro Rosa. Ações de prevenção à saúde da mulher são reforçadas em Casa Nova‏

0

A prevenção ao câncer de mama e do colo do útero são os objetivos de um conjunto de ações que a prefeitura municipal de Casa Nova, através da Secretaria de Saúde, programou para o mês de outubro. Ampliação da oferta de exames, palestras educativas e orientações estão entre as atividades, voltadas ao público feminino, nas unidades de saúde.

A iniciativa integra a agenda do Outubro Rosa, mobilização mundial para sensibilizar a população quanto ao combate do câncer que mais atinge mulheres no mundo. Para marcar o inicio da campanha, foi realizado no Centro de Saúde, nesta terça-feira, 06, um café da manhã para as mulheres.

 No evento, as pacientes participaram de palestras sobre câncer do colo do útero, de mama e de pele ministradas pelos doutores Gary Barrientos e Yulle Eugênia. Na oportunidade, as mulheres tiveram a oportunidade de agendar exames médicos, a exemplo de mamografia, preventivo, transvaginal e coposcopia.

De acordo com a enfermeira do Centro de Saúde, Benizia Libório, as atividades vão decorrer todo o mês de outubro. Para o secretário de Saúde, Luiz Rezende, a intenção é facilitar o acesso à informação, permitindo que as mulheres aprendam mais sobre o assunto e tirem dúvidas com profissionais da área de saúde para que possam cuidar melhor da saúde. “Como o diagnóstico precoce ainda é apontado como uma das formas mais eficazes de combate à doença, os esforços do município estarão voltados para esse objetivo”, esclarece.

Representando o prefeito da cidade, Wilson Cota, a primeira dama, Joelma Cota, destacou os esforços que o município está tendo em relação ao atendimento medico. “Estamos trabalhando muito para oferecer um serviço de saúde melhor e digno aos casanovenses. Ações como está só fortalece a nossa missão”, pontuou.

Maria José da Silva, dona de casa, participou da ação e já saiu da palestra com seus exames agendados. “Eu fiquei sabendo de toda a importância da prevenção aqui na unidade e logo e aqui mesmo consegui marcar o exame, que já vou fazer esta semana”, disse.

O secretário de Saúde reforçou o convite às mulheres de Casa Nova para visitarem as unidades de saúde. “Este mês teremos uma atenção especial ao tema. É um momento de conscientização e vamos ter atividade em todas as Unidades Básicas. Os profissionais estão preparados para orienta-las quanto ao câncer de mama e ao câncer do colo do útero”, comenta Luiz Rezende.

O evento contou ainda com a participação de Ciro Viana, do diretor do SAAE, Fred da Colônia, do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Cacá Viana, e do secretário de Assistência Social, Jozimário Menezes.

 

>>>Comunicação

Durante todo o mês, panfletos educativos serão distribuídos nas unidades de Saúde, em repartições públicas e no comércio local com informações sobre o autoexame de toque, além da divulgação de dicas e ações através do site e das redes sociais da prefeitura.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar Aceito Leia Mais

Política de privacidade e cookies