PORTAL CASA NOVA - LOGIN
LOGIN PCN

Sindicato dos Produtores Rurais e prefeitura de Casa Nova se reúnem com representantes do Senar e Faeb

0

Sindicato dos Produtores Rurais e prefeitura de Casa Nova se reúnem com representantes do Senar e Faeb

A convite do Sindicato de Produtores Rurais de Casa Nova (SPRCN), a prefeitura municipal, através da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, participou de uma reunião na capital do Estado com representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Federação de Agricultura do Estado da Bahia (Faeb) para solicitar que o município seja escolhido como área de estudo da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Embrapa Caprinos e Ovinos em projetos de desenvolvimento da ovinocaprinocultura.

De acordo o projeto será estudado cinco regiões criadoras do País, entre elas a Bahia, com o objetivo de conhecer as características da produção desses polos, auxiliando, com isso, produtores e, também, a formulação de políticas públicas. As instituições ainda não definiram em quais localidades, da Bahia, vai pesquisar. Mas o gerente operacional do Senar – estrutura vinculada à CNA -, Francisco Benjamim, acredita que serão Juazeiro e Senhor do Bonfim.

De acordo com Silvio Miguel, presidente do SPRCN, a mobilização dos produtores do município tem como pauta reivindicar que Casa nova seja beneficiada, pois tem o maior rebanho do Brasil. “De janeiro a julho, só com a Guia de autorização, foram mais de 20 mil caprinos e 10 mil ovinos, produção maior que Juazeiro e Senhor do Bonfim, por exemplo. Nosso sindicato está se mobilizando para que nossos produtores sejam beneficiados”, garante.

Para o secretário municipal de Agricultura, Cacá Viana, é muito importante que Casa Nova seja contemplada, pois com o auxilio dessas organizações, os produtores terão mais auxílios colaborando para aumentar cada vez mais a qualidade do produto e a potencialidade comercial. “A prefeitura está como parceira da luta do sindicato, pois entende o valor dessa ação para nossos produtores”, comenta.

A parceria entre Embrapa Caprinos e Ovinos e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) vai contribuir para o banco de dados do Centro de Inteligência de Caprinos e Ovinos dessa unidade de pesquisa da Embrapa. Os dados do Centro de Inteligência vão ser disponibilizados ao público em uma página na internet, que deve entrar no ar já no primeiro semestre de 2016. As informações obtidas no Campo Futuro vão contribuir ainda para os projetos de desenvolvimento da cadeia, realizados pela empresa de pesquisa.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar Aceito Leia Mais

Política de privacidade e cookies