Cidade baiana, Casa Nova, receberá a meia maratona dos vinhos (Wine Run) em novembro - Portal Casa Nova - Notícias

Cidade baiana, Casa Nova, receberá a meia maratona dos vinhos (Wine Run) em novembro

A Cidade baiana de Casa Nova, uma das mais ricas produtoras de uvas e bebidas derivadas no Vale do São Francisco, receberá a meia maratona dos vinhos (Wine Run) no dia 15 de novembro, inserindo-se no mapa do enoturismo brasileiro.

Cravada na divisa entre o Piauí e Pernambuco, a interiorana Casa Nova, na Bahia, é mais discreta que outros destinos procurados pelos turistas no Vale do Rio São Francisco, como Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).

Com a chegada da corrida Wine Run, primeira meia maratona brasileira dos vinhos, em 15 de novembro, a cidade quer mostrar sua riqueza, proporcionada pelo sistema de irrigação da região, com grande produção de uvas e bebidas derivadas, e uma boa infraestrutura para o enoturismo.

A Wine Run Brasil integra corrida e vinho como estilo de vida. Além de disputar os 21 km da prova em meio aos principais vinhedos que pontuam o semi-árido do Vale do São Francisco, num cenário único para a cultura da bebida, tendo como pano de fundo o “Velho Chico”, os atletas poderão participar de uma série de atividades.

Entre elas, estão previstas palestras temáticas, jantar de massas, festa do espumante e até uma balada, o “Forró Borbulhante”. O percurso da prova será feito em Casa Nova.

“É a primeira vez que Casa Nova recebe um evento como a Wine Run e encaramos essa escolha com muita satisfação. A cidade é sede da Miolo, uma empresa produtora de vinhos com grande experiência, e estrutura adequada para receber turistas e visitantes”, destaca Wilson Cota, prefeito da cidade. “A cultura do vinho sempre esteve ligada ao Sul do Brasil, mas o enoturismo já está crescendo aqui no Vale do São Francisco.”

Graças ao sistema de irrigação da região, a cidade vive uma fase de desenvolvimento em suas videiras e já conta com atrações especiais para os visitantes, como o ‘Vapor do Vinho’. Único no mundo, o barco leva os visitantes do Lago de Sobradinho a Casa Nova, ao som de música regional e recital de poesias.

O destino é a fazenda Ouro Verde, da Miolo, onde os turistas conhecem mais a respeito da produção de vinho. Casa Nova também é grande produtora de outras frutas, como manga e banana, e possui o maior rebanho de caprinos do Brasil. Típicas na região, as carnes de bode e de carneiro harmonizam bem com os espumantes.

A expectativa é de que a Wine Run nos ajude a tornar Casa Nova conhecida como produtora de vinhos. A melhor forma das pessoas conhecerem o vinho feito aqui é vindo até as vinícolas e experimentando as bebidas ali produzidas.

Assim, elas vão levar para suas casas não só o nome do vinho, mas o nome de Casa Nova, o nome do Brasil”, defende o prefeito Wilson Cota. “Para que o enoturismo se desenvolva no Vale do São Francisco, é preciso que mais empresas invistam nesse conhecimento como a Wine Run está fazendo.”

A prefeitura de Casa Nova está apoiando a Wine Run com a logística operacional, por meio de 25 ônibus para o traslado dos atletas entre os hotéis, local de largada e postos de revezamento, além do fornecimento de 8 mil copos de água para os atletas durante a competição.

Realizará ainda um “Festival de Cordeiros” na arena de chegada e também terá um grupo de 100 pessoas no staff, promovendo a inserção social através da corrida. “Acreditamos no esporte como uma forma de envolver as pessoas com a cultura e as atividades da região e também de integrar os municípios”, ressalta Cota.

A prova

A Wine Run Brasil Vale do São Francisco será realizada em 16 de novembro, às margens do Rio São Francisco, no município de Casa Nova, Bahia, com largada às 8 horas, na Fazenda Grand Valle, e chegada na Fazenda Ouro Verdade (vinícola Miolo).

O evento oferece traslados gratuitos das cidades de Juazeiro, também na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco, que disponibilizará sua rede hoteleira para os atletas, até a largada e os postos de revezamento. A infraestrutura também inclui guarda-volumes, serviço fotográfico e imagens aéreas.

 

As inscrições podem ser feitas no site do evento e dão direito ao kit do atleta, medalha, buffet de massas, bolachas, suco de uva, água, mesa de frutas na arena de chegada, guarda volumes, traslado de ônibus, cronometragem com chip, simpósio técnico e palestras temáticas. Na hora da inscrição, os competidores podem escolher entre a categoria individual (21 km), duplas (9,6 km e 11,4 km) ou trio (9,6 km e 5,2 km e 6,2 km).

Programação do evento

15 de Novembro, Hotel Oficial – Quality Petrolina

15 às 22 horas – Entrega de Kit

17h30 – Simpósio Técnico

18 horas – Palestra, Suco de Uva – “Efeitos benéficos do Suco de Uva para desportistas”

19 horas – Palestra, Vinho – “Degustação de vinho, introdução e conhecimento”

20 às 23 horas – Jantar de massas – Quality Petrolina

16 de Novembro

Traslado de ônibus (para atletas)

Locais de embarque: Quality Petrolina (PE) e Grande Hotel Juazeiro (BA)

06h15 – destino Largada, horário único de saída dos pontos de embarque

07 horas – destino Posto de Revezamento 1 e Posto de Revezamento 2 – horário único de saída

A organização não se responsabiliza pelo deslocamento dos atletas que não estiveram nos pontos de embarque no horário estabelecido

Largada: 8 horas na Fazenda Grand Valle (Fazenda Fortaleza) município de Casa Nova, Bahia

Chegada: Fazenda Ouro Verde (Vinicola Miolo) município de Casa Nova, BA

10 às 13 horas – Festa do Espumante na Arena de Chegada, na Fazenda Ouro Verde (Vinicola Miolo)

Lual no Rio São Francisco

17 horas – Por do Sol e Lual no Rio São Francisco passeio a bordo de catamarã (voz, violão e espumante), com limite de 50 pessoas.

Fonte: Bahiarun

Artigos relacionados

Deixe uma resposta