Na noite de Sábado, (20), aconteceu à abertura Oficial dos festejos de Pau A Pique, com o discurso de Wilson Cota e da Liderança Local Zé Eduardo.

A abertura Oficial do evento começo por volta de 22:40 com pequeno intervalo na apresentação de Gean Mota que começou o show  com seu repertório de músicas autenticas do Forró Pé-de-Serra.

A princípio, Zé Eduardo falou da importância do evento para a comunidade e a necessidade de enriquecer ainda mais a cultura local. Projetos de Governo do então Prefeito eleito Wilson Cota. Lembrou-se da importância da “Oposição”, sadia, de uma forma que possam todos fazer um trabalho em prol da comunidade e priorizando a democracia. Destacou também, fatos nada inéditos em seu discurso, sempre lembrando, segundo ele, a “retrógada situação precária que se encontra o município”, em decorrência dos governos anteriores, oriundo da Ex Prefeita Dagmar Nogueira e Orlando Xavier. Saudou a presença de vereadores da bancada e outros da oposição, como mencionados, Pinto e Seu Aldo.

 

Logo após, discursou o diretor do Saae, Ciro Vianna, que tranquilizou a população de Pau a Pique se comprometendo a resolver o Problema da água encontrado mais especificamente nesses dias de festa. Motivo: Bombas quebraram e o Saae providenciou novas que também apresentaram problemas posteriormente ocasionando falta de abastecimento.   Segundo Ciro, neste domingo estaria resolvendo o problema. Constatação: Percebemos no município que, enquanto não se resolvia o problema da chegada da água pela tubulação, carros Pipas passaram nas ruas distribuindo água para amenizar a situação.

Cotta afirmou ter encontrado a Prefeitura “Sucateada”, bens roubados, HD de computadores que sumiram, dificultando o novo governo ter informações privilegiadas para trabalhar para o município. Disse estar seguro de que fará um bom governo, participativo, atendendo as necessidades e anseios da população casanovense. Muito emocionado ao falar do aliado político, Zé Eduardo, lembrou-se da importância do mesmo no grupo, e, chorou ao lembrar das batalhas já vividas com o companheiro. Agradecendo a presença de todos, após a queima de fogos disse: “esses fogos são pra vocês”. Ainda ressaltou a importância da primeira dama (Joelma Cota) no Governo e como sempre foi companheira, estaria sendo uma grande colaboradora para o desenvolvimento social do município. Aproveitando o ensejo, solicitou ao cantor Gean Mota, músicas do Rei do Baião Luiz Gonzaga, em comemoração ao centenário. Caiu na alegria de todos e curtiu a valer a festa, empolgado com o “hit” de xote e baião. Sem muito poder se prolongar, logo, saiu em destino a outras comunidades dando sequencia ao trabalho que, segundo ele, está sendo minucioso, de atenção redobrada que por vezes esquece até mesmo de se alimentar.

A comunidade segue com os festejos até o início da manha desta segunda-feira, em que há o tradicional, “Meladinha”.