Um mês depois da realização do primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Casa Nova, realizado na Emissora Rural, onde apenas o atual prefeito e postulante à reeleição Orlando Xavier se fez presente, toda a população casanovense teve mais um oportunidade de ver os candidatos frente a frente para discutir propostas e ideias de melhorias para a cidade, no debate promovido pela Rádio Juazeiro na manhã desta quinta (06). Entretanto, mais uma vez, o candidato da oposição, Wilson Freire Moreira, mais conhecido como Wilson Cota, não se fez presente ao debate.
Wilson Cota enviou uma carta à direção da Rádio, lida em sua íntegra antes do início do debate, explicando os seus motivos de não comparecimento ao evento. A carta afirmava que, entre outros motivos, Orlando não teria condições de discutir as propostas devido ao fato de sua candidatura estar ameaçada, informação essa equivocada, pois o próprio site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirma a candidatura de Orlando Xavier.

Segundo Ramos Filho, mediador do debate, Wilson Cota perdeu uma oportunidade de mostrar o seu plano de governo e principalmente de discutir as suas propostas. Orlando também demonstrou estar surpreso com a falta de responsabilidade do outro candidato em participar do debate, pois quem mais perde com a falta dele é a democracia e o povo de Casa Nova.

O debate foi dividido em quatro partes. No primeiro bloco houve a leitura da biografia, a apresentação do jingle de campanha e as considerações iniciais do candidato. No segundo, Orlando respondeu a perguntas sobre os temas definidos. Foram eles: educação, saúde, geração de emprego e renda e serviços públicos. O terceiro, que seria pergunta entre candidatos, transformou-se em perguntas dos ouvintes. O quarto e último foi destinado às considerações finais. Orlando participou integralmente do debate e já confirmou presença no próximo, marcado para o dia 28 de setembro na Rádio Grande Rio AM.


Dalmir Campos – Jornalista

Assessoria de Comunicação