Foi realizado nesta segunda-feira (06/08), o 1º debate entre os candidatos a prefeito de Casa Nova/BA, estavam presentes jornalistas, fotógrafos e entre os candidatos apenas Orlando Xavier.

Aldo Bernardis

Orlando Xavier em debate pela Rádio A Voz do São Francisco

O debate começou (1ª parte) com perguntas elaboradas pelo público, destinadas ao postulantes ao cargo de prefeito.
Uma das perguntas destinadas a Orlando Xavier foi:

  • Se for reeleito, o senhor pretende continuar com o projeto de carros pipas levando água a quem precisa?

Venho trabalhando pra isso, nosso municipio nao tem condições de fazer tudo que desejo, a população precisa ajudar, colaborar para as melhorias na cidade. São 130 carros pipas, com ajuda do exercito. Tenho certeza que o povo está satisfeito com meu trabalho. – respondeu Orlando Xavier.

Uma das perguntas destinadas a Wilson Cota, esta feita por Carlos, morador do João e Maria, foi:

  • De onde vem seu dinheiro, se o senhor nao tem nenhuma empresa?

Como o mesmo não estava presente, não houve resposta.

Mais uma pergunta destinada ao senhor Orlando Xavier, esta feita por Manuel Vieira de Araújo, morador do Riacho do Sobrado:

  • Nestes 4 anos de mandato, quais as melhorias realizadas no destrito de Santana do Sobrado?

Venho trabalhando na recuperação de estradas, principalmente no Riacho do Sobrado. Mas a obra não é apenas o tijolo, é a obra social. Tenho tratado bem o povo de Santana com relação a saude, a área rural, às escolas. A gente está cuidando de Santana igualmente as outras comunidades. – respondeu Orlando Xavier.

Aldo Bernardis

Orlando Xavier debate sozinho pela rádio A Voz do São Francisco

Na 2ª parte do debate, foi a vez de cada candidato fazer perguntas ao adversario.

A primeira pergunta seria realizada por Wilson Cota, mas com sua ausencia, quem começou foi Orlando Xavier, perguntando qual seria a origem dos recursos financeiros de seu adversario, já que ninguem conhece uma fonte produtiva do mesmo.

Wilson Cota tinha direito a 1 minuto para a réplica, mas por conta de sua ausencia, pulou para a tréplica de Orlando Xavier, o mesmo recusou partindo para uma próxima pergunta, com tempo de 1 minuto.

Antes de tudo, Orlando Xavier lamentou a falta de Wilson Cota e a falta de um debate justo com a presença de ambos, chamando seu adversario de “candidato fujão”. Em seguida perguntou sobre o slogan da campanha de seu adversario e como ele quer “cuidar das pessoas”, citando termos como matar pessoas e “bater de tatu”.

Como o destinatario da pergunta nao estava ali, partiu-se para a réplica de 1 minuto, Orlando falou que cuidar das pessoas é trabalhar em beneficio delas, trazendo melhorias na educação, na saúde, melhorando a infraestrutura para trazer aquilo que as pessoas mais necessitam, ainda acusou seu adversario de ser oliguarquico e ditador, afirmando que seu mandato seria uma ditadura e que o mesmo não tem preparo para comandar a cidade.

Wilson Cota teria direito a 2 minutos para a tréplica, o locutor do debate exclarece que todo seu grupo foi avisado conforme o regulamento.

Assim terminou a 2ª parte do debate.

Na 3ª parte e última parte, os candidatos deveriam apresentar sua propostas de governo. Como Wilson Cota não estava presente, apenas o senhor Orlando Xavier o fez.

O mesmo agradeceu a todos da radio, ao seu vice, todos que foram lhe dar apoio, a Everaldo, seu coordenador do debate, a todos que confiaram em seu trabalho. Ressaltou que o melhor para Casa Nova é Orlando Xavier (ele mesmo), segundo ele, Casa Nova precisa de um prefeito que saiba ouvir as pessoas, que atenda as suas solicitações. Ainda disse que de acordo com o Misitério do Trabalho, Casa Nova foi o segundo território que mais gerou empregos diretos no Brasil. Ainda chamou mais uma vez abertamente Wilson Cota de “candidato fujão”, porque segundo ele o mesmo não tem conhecimento de nada, nem capacidade para expor suas propostas.

Após o fim do debate, Joélio Alves, que faz parte da coligação do candidato Wilson Cota, fez exclarecimentos sobre o motivo da ausencia do mesmo.

Texto e gravações: Joaquim Junior

Áudio 01 

Áudio 02

Áudio 03

Áudio 04

Áudio 05
Áudio 06