Nada melhor que quebrar um velho tabu para dar uma amenizada na crise. Assim fez o Bahia. Foi à Vila Belmiro na noite desta quarta-feira (29), aprontou para cima do Peixe, foi superior principalmente na etapa final, virou a partida e venceu por 3 a 1 na abertura do returno da Série A. André abriu o placar para o Santos, mas Souza, Neto e Gabriel, nesta ordem, trataram de fazer o time voltar a vencer o Peixe depois de 11 anos de jejum.

Agora com 20 pontos, o Bahia segue na 16ª posição e garante mais uma rodada fora da zona do rebaixamento. Resta esperar a finalização da rodada para saber a quantos pontos ficará da degola. O Santos permanece com 26 pontos e saiu de campo ainda na 10ª posição. Pela 21ª rodada, duelo de tricolore em Pituaçu. O Bahia recebe o São Paulo no domingo (2), em Pituaçu, a partir das 16h. Para o Santos, o compromisso será fora de casa, enfrentando o Sport na Ilha do Retiro, também no domingo, às 16h.


Neto fez gol de falta e virou o placar para 2 a 1 na Vila Belmiro

Equilíbrio
Como já era de se esperar, foi o Santos quem saiu primeiro para o jogo na Vila Belmiro. Muricy Ramalho aproveitou o time completo e colocou o grupo para frente, no ataque ao Bahia. Neymar comandou as investidas, e logo aos 8′ deixou para André na área, que pegou mal ao tentar colocar o chute e perdeu a oportunidade. Na chegada seguinte, a mesma dupla não falhou. Aos 14′, Neymar deu bela assistência, e André completou com força no cabeceio, sem chances para Omar.

O Bahia tomou o susto com o gol, mas não retrancou. Tentado principalmente nas escapadas em contra-ataque pela lateral, o Esquadrão chegou à área do adversário, mas faltava capricho no último passe, para dar condições de gol nas finalizações. Já no final do primeiro tempo, Neymar e André voltaram a aprontar, mas Omar evitou o segundo gol, aos 38′, ao se dar melhor na dividida na área. Um minuto depois foi a vez do Bahia assustar com uma bola no travessão depois do chute de Hélder, à longa distância.

Só deu Bahia
O Tricolor melhorou a postura ofensiva na volta dos vestiários, tentou, e conseguiu, ditar ritmo e foi melhor que os donos da casa no segundo tempo. A marcação em Neymar funcionou e foi o ataque do Bahia quem fez a festa. A virada começou a ser construída com Souza, aos 14′. Ele dominou depois do cruzamento de Neto, encheu o pé no chute e não deu chance para Rafael.


Tricolores comemoram na Vila Belmiro: time quebrou tabu de 11 anos

Tudo igual no placar, e o Esquadrão seguiu buscando o gol, enquanto segurava as investidas do Peixe. Não tardou à virada chegar. Na marca dos 18′ Neto aprontou para cima do goleiro, mandou a cobrança de falta entre os jogadores que estavam na barreira e encheu a rede. Para completar a contagem e selar a superioridade do Bahia na etapa final, Souza recebeu o cruzamento na área, dominou, rolou para Gabriel que chegava em velocidade e carimbou o chute sem defesa, fechando placar.

Santos 1 x 3 Bahia – 20ª rodada – Campeonato Brasileiro Série A
Data: 29/8/2012, 19h30
Local: Vila Belmiro
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ) e Rodrigo Henrique Corrêa (RJ)

Santos: Rafael, Bruno Peres, Bruno Rodrigo, Durval e Juan; Adriano (Bil), Arouca e Ganso; Patito (Felipe), Neymar e André (Vitor Andrade). Técnico – Muriciy Ramalho.

Bahia: Omar, Neto, Danny morais, Titi e Jussandro; Fahel, Diones, Helder (Mancini) e Gabriel; Zé Roberto (Caio) e Souza (Lucas Fonseca). Técnico – Eduardo Barroca (interino)