A Prefeitura de Casa Nova lançou, neste domingo (19), a pedra fundamental da construção da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA) e da construção de uma nova Escola Municipal de Educação Infantil, no Distrito de Santana do Sobrado.

A UPA garantirá a ampliação da capacidade para atender demandas de urgência e emergência, com mais conforto e agilidade e de forma ainda mais humanizada para a população de Santana do Sobrado, Riacho do Sobrado, Santa Rita, Santo Eugenio, Riacho dos Algodões, São Luiz (Mosquito) e Região.

 

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Solon Xavier, a criação da UPA reflete a estratégia de descentralização da Saúde. “Quando aceitamos o convênio com o governo federal para a construção desta UPA levamos em conta a possibilidade de construirmos uma unidade de emergência nesta região, permitindo que os moradores do entorno sejam atendidos sem precisar se dirigir até o Hospital de Casa Nova. Este local não será uma Unidade Básica de Saúde, mas sim um pronto-atendimento de emergência 24 horas”, declarou, Solon Xavier.

 

O empresário e morador de Santana do Sobrado, Pedro Cavalcante, o Pedro Coito, comemora mais esta conquista para o Distrito; “esta obra será  capacitada para prestar atendimento à população com serviços de urgência e emergência. Este é o perfil da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que está sendo construída aqui em Casa Nova e Santana foi o Distrito contemplado com esta unidade que terá funcionamento 24 horas por dia, inclusive sábados, domingos, e feriados.

 

Santana está em Festa


“Hoje Santana do Sobrado está em festa, porque aqui vamos receber crianças que não têm onde ficar quando seus pais saem para trabalhar nas fazendas. Não se trata mais de um sonho, é uma realidade”, comemorou a secretária municipal de Educação, Alda Xavier.

 

Segundo ela, a educação infantil é hoje a modalidade mais cara para o município, “porque além da estrutura física, nós não admitimos um atendimento de meio termo, nós admitimos sim um atendimento de qualidade, com merenda e materiais de qualidade, e equipamentos modernos. As famílias deixarão aqui o seu bem mais precioso. Confiaram à nós essa responsabilidade, e aqui quero fazer justiça ao trabalho de toda equipe da educação infantil, porque tenho certeza que vão cuidar muito bem das nossas crianças”, completou a secretária.

 

Educação e Saúde como Prioridade


Reconhecida como uma ex-prefeita defensora de educação e da saúde de qualidade, a atual secretária municipal de obras, Dagmar Nogueira falou da sua satisfação em poder participar do lançamento da Pedra Fundamental da UPA e da Creche que vai atender a necessidade de muitas famílias de Santana do Sobrado. “Eu fico muito feliz quando vejo um prefeito que prioriza a educação e a saúde. Tenho participado de muitas inaugurações e tenho percebido que o prefeito tem dado todas as condições para melhorar cada dia mais a vida do cidadão casanovense”, apontou a secretária.

 

O morador de Santana do Sobrado, Robério Araújo também elogiou a disposição da atual administração para investir na saúde e na educação. “É muito bom a gente dedicar energia, esforço, trabalhar, batalhar, e depois ver as coisas se tornarem em algo concreto, algo verdadeiro, que possa mudar e melhorar a vida das pessoa. E nada é mais gratificante do que poder defender, propor e inaugurar investimentos na saúde e na educação”, afirmou Robério, lembrando que logo será lançada, também, em Santana do Sobrado a construção de mais duas quadras poliesportivas.

 

A cerimônia deste domingo contou com a presença de centenas de pessoas entre moradores, servidores, secretários municipais de Saúde, Solon Xavier; Educação, Alda Xavier; Governo, José Hermelino dos Santos; Assistência Social, Maria do Carmo Ferreira; Obras, Dagmar Nogueira; Agricultura, Fernando Marins e Esporte, Itamar Rocha e o representante da Construtora Safira, Petrônio Medeiros.

Lidiane Cavalcante

Ascom Casa Nova.