O ex-deputado federal e ex-prefeito de Juazeiro, Joseph Bandeira (PT), que realiza atividades de campanha normalmente, mesmo com o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral, teve mais uma baixa no pleito e perdeu todo o tempo na TV e rádio para veiculação da sua propaganda eleitoral gratuita. No último dia 18 de agosto, o juiz da 48ª Zona Eleitoral, Valécius Passos Beserra, concedeu o direito da  coligação “Pra Juazeiro seguir em frente”, do atual prefeito Isaac Carvalho (PCdoB), que disputa a reeleição, usufruir o tempo do PT para exibir suas propostas de governo.

O departamento jurídico do Partido dos Trabalhadores do município já recorreu à decisão e aguarda agora a definição para voltar a usufruir o tempo  do guia para apresentar suas propostas.

O postulante do partido comunista entrou com um pedido de liminar para solicitar o tempo utilizado por Bandeira, já que o PT, após solicitação das direções estadual e nacional, foi excluído pelo magistrado zonal da coligação que reunia ainda o PDT, PTB, PSC, PSDC, PHS, PTC, PRP, PT do B.

“Estando o Partido dos Trabalhadores reconhecidamente vinculado à Coligação ‘Pra Juazeiro seguir em Frente’, afigura-se aparente o direito da impetrante de contar com o tempo integral daquela agremiação, para realização de sua propaganda eleitoral gratuita. (…) Pelo exposto, concedo a ordem liminar para determinar que o tempo integral do PT se destinado ao somatório da coligação ‘Pra Juazeiro seguir em frente’ composta pelo PCdoB, PT, PSB, PP, PR, e PSD”, diz o juiz relator do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), Roberto Maynard Frank. Bandeira aguarda decisão do TRE-BA, que julgará o pedido de deferimento da sua candidatura para concorrer nas eleições municipais deste ano.

Com a decisão, o atual prefeito terá 12 minutos no total para veicular propaganda nas emissoras juazeirenses, a fim de tentar conquistar o voto do eleitor e permanecer sentado na cadeira de prefeito por mais quatro anos. Enquanto isso, os bandeiristas torcem para que haja uma reviravolta e Bandeira dê continuidade a sua campanha eleitoral.

Nos bastidores

Os burburinhos que rolam nos bastidores dão conta de que ontem (terça 28), Joseph Bandeira e Márcio Jandir (PV), que também postula o cargo de prefeito de Juazeiro, estariam reunidos para definir os rumos da política, caso o petista seja impedido de disputar a cadeira do executivo municipal.   Bandeira inclusive já chegou a declarar que “jamais apoiará a campanha de reeleição de Isaac Carvalho”.

Faltando pouco mais de 30 dias para as eleições deste ano, Juazeiro ainda vive momentos de instabilidade no quadro político, trazendo  dúvidas a população eleitora e ofuscando a candidatura de alguns pleiteantes, fato que balança a estrutura de toda uma cidade que já tem um quadro socio-econômico e político bastante estremecidos

Fonte;  Mônia Ramos