Prefeitura de Casa Nova entrega barragem à comunidade de Malhadinha - Portal Casa Nova - Notícias

Prefeitura de Casa Nova entrega barragem à comunidade de Malhadinha

As visitas à zona rural de Casa Nova são compromisso da Administração Municipal para conhecer, ouvir e atender as demandas apontadas pela população do campo, principalmente nesse momento em que Casa Nova encontra-se em situação de grande estiagem. Na noite de sexta-feira, 8, o prefeito Orlando Xavier, acompanhado de secretários municipais, vereadores, da ex-prefeita Dagmar Nogueira, do ex-prefeito Manoel Batista de Castro (Neco Beato) e de lideranças comunitárias entregou a barragem de Malhadinha.

 

No local, a Prefeitura reformou e ampliou a barragem para armazenar a água da chuva e garantir melhores condições aos moradores da região, durante longos períodos de estiagem. Segundo o secretário de Urbanismo, José Luiz Serra, o Grilo, quando chover, a barragem de Malhadinha atenderá mais de 20 famílias com água para consumo humano. “Poucos prefeitos do nordeste realizam obras estruturantes de combate à seca como o prefeito de Casa Nova. Essa administração tem compromisso e responsabilidade com o homem do campo”, disse o secretário.

 

A prefeitura de Casa Nova trabalha intensamente para amenizar os efeitos da seca e estiagem, em benefício da população que passa sede, perde o rebanho e as safras, através da Operação alívio, com o mutirão de carros-pipa que visita o interior do município com a distribuição de água e abastecimento de cisternas.  Atualmente a prefeitura trabalha com 57 carros-pipa e mais 40 do exercito para fornecer água à população, tendo previsão de aumento da frota do exercito para mais 15 carros-pipa, nesta terça-feira (12), em função da necessidade de mais distribuição.

A prefeitura já realizou também a limpeza e recuperação de mais de 800 poços artesianos, barragens, cacimbas, açudes, caxios, barreiros e aguadas realizadas com recursos próprios; “estamos aguardando a chegada das chuvas e nos preparando”, destacou o prefeito, dizendo que este ano já foram construídas as barragens de Barracas, Tanque da Onça, Tigre, São Félix, Tanquinho, Veredão dos Macenas, Lagoa do Pinto, Castanheiro, Arapiraca e  a de Malhadinha.

 

José Jerônimo, morador da localidade, fala que o prefeito tomou uma decisão acertada quando resolveu não realizar a Festa do Interior e trabalhar para o povo que tem fome e sede. “É um sonho ter água boa perto de casa; e se Deus quiser teremos chuva para encher esta barragem”. Conta o agricultor, lembrando a forma solícita como o prefeito atendeu prontamente à solicitação que beneficia não apenas ele, mas a todos os vizinhos.

 

A professora Maria do Perpetuo Socorro, está satisfeito com a agilidade da obra e principalmente com a expectativa de uma vida mais confortável para os moradores da localidade. “Estamos satisfeitos com a obra e com a distribuição de água, mais satisfeita eu vou ficar, na hora que Deus mandar a chuva, que vier a água para o homem do campo beber e usar, nós precisamos tambér”, afirma.

 

Sensível às condições em que vivem os casanovenses das regiões de semiárido, Orlando Xavier comemora mais essa realização do Governo Municipal. “A água vai ser uma libertação pra essa população que nos períodos de estiagem fica dependente dos carros-pipa. Nós precisamos de um volume de água maior. E a solução em Casa Nova é a construção de barragens, como temos feito grandes barragens para que essa necessidade seja suprida durante todos os anos, mesmo durante grandes períodos de estiagem. Eu peço para quem tem cisterna divida a água com seu vizinho que não tem, para aqueles que precisam, sejamos solidários, pois hoje vivemos num período de grande estiagem”, afirmou.

Ascom Casa Nova

[nggallery id=2]

Artigos relacionados

Deixe uma resposta