A Cidade de Casa Nova há 572 km da Capital, comemora hoje 133 anos de emancipação política. Fundada em 20 de junho de 1879, a Cidade de Casa Nova no Norte da Bahia é hoje uma das grandes Cidades da região do vale rica em cultura e Turismo.

 

A localidade de Casa Nova surgiu na primeira metade do século XIX, a partir da descoberta e comercialização de sal em seu território. Algumas publicações mencionam como seu fundador um português senhor Viana, sem revelar mais informações sobre o personagem. Oficialmente o município foi criado por lei provincial de 1879, com área desmembrada do município de Remanso, que por sua vez já pertencera a Pilão Arcado. Seu nome original foi São José do Riacho de Casa Nova.

 

Durante boa parte do século XX, era normal ir-se de Casa Nova a Juazeiro de barco, vapor ou caminhão. De lá, tomava-se o trem para Salvador, uma vez que a ligação ferroviária Salvador-Juazeiro existia desde 1896. Na segunda metade do século XX, a progressiva decadência do transporte ferroviário no Brasil terminou por atingir o trecho, que foi totalmente desativado em meados da década de 90, depois de passar anos operando apenas para o transporte de cargas. O último trem de passageiros intermunicipal da Bahia, o “Marta Rocha”, que ligava Alagoinhas a Senhor do Bonfim, foi desativado em 1989.

 

O lago formado com a barragem de Sobradinho cobriu as cidades originais de Casa Nova, Pilão Arcado, Remanso e Sento Sé. A mudança das cidades e das populações ribeirinhas por causa da barragem inspirou músicas (“Sobradinho”, de Sá e Guarabira), literatura de cordel e trabalhos que circularam no meio acadêmico. Mas, em plena década de 70, época do “Brasil grande” do governo militar, só se falou sobre os benefícios da gigantesca obra, ficando o grande público carente de uma visão menos parcial sobre o assunto.

Uma consequência direta da construção da barragem de Sobradinho foi à transformação, pelo decreto lei 1316, de 12 de março de 1974 (últimos dias do governo do General Médici), de Casa Nova, Pilão Arcado Remanso e Sento Sé em municípios de interesse da segurança nacional, categoria em que já se encontravam, por exemplo, aqueles localizados na fronteira do Brasil ou possuidores de instalações estratégicas, como refinarias de petróleo. A partir desse decreto lei, o prefeito dos quatro municípios deixou de ser eleito diretamente, passando a ser indicado pelo governador da Bahia, tendo este antes o cuidado de submeter o nome de seu escolhido ao Presidente da República, por meio do Ministro da Justiça. Se o nome fosse rejeitado, o governador teria dez dias para escolher outro. Somente em 1985 Casa Nova voltou a eleger diretamente seu prefeito.

 

Depois de longos anos, atualmente, a Cidade se desenvolveu de uma forma inesperada, hoje, a comunicação em Casa Nova se expande por mídias radiofônicas, Rádio Comunitária, Internet, Jornais entre outros. Sua via de acesso a Capital, Salvador é asfaltada por ambos os lados, grandes Empresas investem no município, e, atualmente Casa Nova fabrica e exporta vinhos até mesmo para outros países. Um dos grandes produtores de caprinos e ovinos.

Casa Nova está de parabéns por poder comemorar seu desenvolvimento nas últimas décadas transformando paulatinamente a vida da população ribeirinha.

 

O Portal Casa Nova parabeniza a todos os munícipes filhos da terra e admiradores da querida Casa Nova. Feliz Aniversário!