A decisão da mudança na programação do evento foi anunciada pela assessoria da Prefeitura de Senhor do Bonfim, a diversos veículos de comunicação. Segundo a Prefeitura, após diversas reuniões internas e uma audiência pública, em que diversos ângulos da questão foram analisados, desde o fornecimento de água à população à crise decorrente da seca, o governo optou por cortar dois dias de sua programação, que ficou reduzida aos dias 22 de junho (sexta), 23 de junho (sábado) e 24 de junho (domingo).

Além desse corte substancial, a comissão dos festejos juninos deverá enxugar ao máximo as despesas e investimentos na decoração, no forró nos bairros e no forrobodó (festa em período vespertino no centro da cidade). A orientação é no sentido de que se retorne aos antigos arraias, com sanfoneiro tocando no chão, no meio do povo.

Estão suspensas as festas oficiais também no interior, nos distritos, com estrutura e bandas onerosas, devendo as comunidades se articularem com trios de forró, bandas de pífanos, quadrilhas e rodas.
´
Informações da ASCOM BONFIM