Produtores de Casa Nova vão receber o Garantia-Safra antecipadamente - Portal Casa Nova - Notícias

Produtores de Casa Nova vão receber o Garantia-Safra antecipadamente

[poll id=”10″]A Prefeitura Municipal de Casa Nova informa aos produtores rurais do município que estão credenciados para receber o Garantia-Safra (GS), que o pagamento da próxima parcela foi antecipado para o dia 18 de junho. Com isso, a parcela que estava prevista apenas para o final do ano, foi antecipada para o início do próximo semestre.
Casa Nova está no grupo de cinco municípios do Sertão do São Francisco que realizaram o pagamento antecipado das cinco parcelas feitas pela prefeitura ao Ministério de Desenvolvimento Agrário. Atualmente o valor pago por produtor é de R$680. Ao todo 5.286 produtores rurais em Casa Nova recebem o benefício.

Segundo o produtor rural Caetano Fernandez, um dos beneficiários da Garantia-Safra, esse adiantamento é excelente para quem trabalha no campo e necessita desse valor. Devido a uma das piores secas que atingem à região, os produtores necessitam desse dinheiro para poder manter os animais e amenizar os prejuízos produzidos pela seca.

“A situação é ruim demais. Falta água, falta tudo para os bichos. Esse ano não teve jeito, não choveu. Com a força do Garantia-Safra, eu pude comprar alimentação para os bichos. Só não morre de sede porque a prefeitura está sempre abastecendo. A garantia tem ajudado demais”, explica o produtor atingido pela seca.

Segundo o prefeito Orlando Xavier, esse adiantamento é resultado do trabalho e compromisso com a população, principalmente aos atingidos pela seca. “Esse pagamento é de grande importância, pois a prefeitura tem se preocupado com os agricultores e tem tido responsabilidade de arcar com seus compromissos para que as coisas melhorem para nosso município. Casa Nova é o município que mais fez o Seguro-Safra (na região). Pagamos todas as parcelas e é por isso que está havendo esse adiantamento. Nós primamos para que o trabalho seja transparente e que chegue a todos os distritos de Casa Nova com mais rapidez”, comemora o prefeito.

O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) voltada para os agricultores e as agricultoras familiares localizados, principalmente, na região Nordeste do país e que sofrem perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas. Os agricultores que aderirem ao GS nos municípios em que forem detectadas perdas de, pelo menos, 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca, milho ou outras atividades agrícolas de convivência com o Semiárido, receberão a indenização prevista pelo Garantia-Safra.

Assessoria de Comunicação

Prefeitura de Casa Nova

Artigos relacionados

Deixe uma resposta