O município de Casa Nova foi destaque na edição de hoje do Jornal Nacional no quadro "JN NO AR" - Portal Casa Nova - Notícias

O município de Casa Nova foi destaque na edição de hoje do Jornal Nacional no quadro "JN NO AR"

Na reportagem podemos perceber as desigualdades sociais existentes em nosso município.

Com a seca, a falta D´água é motivo de brigas entre moradores que disputam o tão preciso líquido. A água. Na comunidade de Poço da pedra, morador reclama que a água abastecida por carro pipa não chega todos os dias. Às vezes tem que comprar. “Muitas vezes demora 10 dias até 05 dias pra água chegar”. Disse morador.

 

Moradores buscam soluções por conta própria. Seu Leonardo conta que há pelo menos nos últimos 06 meses teve que abrir 03 cacimbas no terreno. Buracos de aproximadamente 05 a 10 metros de profundidade para que os moradores possam tentar encontrar água.

 

Outros moradores fizeram buscaram a mesma alternativa do Sr. Leonardo. Para o consumo humano, a água salobra é a solução encontrada para amenizar a situação.

 

Ha 22 anos atrás foi tomado uma providencia para amenizar os efeitos da seca. A construção da barragem de Poço da Pedra. Hoje, o que se vê é um cenário desolador. O lago artificial que deveria se estender por 10 hm não existe mais. Virou área de pasto. Pasto difícil para os bichos. Como se alimentar de pasto seco?!

 

 

Nas áreas mais próximas do rio tem fartura. As plantações de uva e as vinícolas prosperam.    Graças à irrigação. Segundo a reportagem, no ano passado foram produzidas quase 22 mil toneladas de uva. 100 % da área plantada foi colhida.

 

 

Segundo a Prefeitura 270 localidades onde vivem pelo menos 15 mil pessoas estão sem fornecimento de água.
O governo da Bahia informou que foi  enviado um projeto de construção de uma adutora para   o município de Casa Nova  para o ministério da integração Nacional no início do ano. O ministério informou que fez um novo projeto, mas que agora precisa de verbas do PAC para realizar a Licitação.

 

fonte: Blog Adailton Santana

Com informações da Tv Glob

Video da Noticia http://g1.globo.com/jornal-nacional/videos/t/edicoes/v/mais-de-500-municipios-sofrem-com-seca-no-nordeste/1918506/

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Comments (5)

  1. É inacreditável ver os irmãos sertanejo ai de Casa Nova sofrendo com a falta da água, nós que somos nordestinos sabemos que a seca sempre castiga a nossa região, com a falta das chuvas. Mas a falta da água para pelo menos o consumo, e para os animais não poderia está desta forma, estive na cidade no mês de março e vi a grande quantidade deste precioso liquido, não só ai na cidade nova como também na velha. O que esta faltando é a boa vontade, e o maior comprometimento do “Governo da Vontade do Povo”, e de seu vereadores que foram eleitos com os votos deste mesmo povo que sofre com a falta da água.

  2. Sei que o clima está extenso, mas se tivéssemos politicos atuantes, elaborando projetos para solucionar esses problemas e não somente estar apaziguando esses problemas a cada ano.

  3. Em verdade os efeitos da Seca no Nordeste já são conhecidos,porém o que falta mesmo é atenção dos homens públicos,no sentido de reverter essa situação,prevenindo e amenizando,mediante construção de barragens, Poços artesianos, Adutoras nas localidades mais privilegiadas,com certeza o sofrimento seria menor.Sucede que o pensamento que ainda impera nestas regiões mais sofridas é o do Cabresto Eleitoral,algo que continuará se dentro de pouco tempo não surgirem homens Públicos pensando no Povo,notadamente naquele Povo mais sofrido e presa fácil destas armadilhas.

  4. Na condição de Vereador de Casa Nova,entendo perfeitamente o inconformismo de quem vê a seca assolando os nordestinos sofridos e nada pode fazer.Sucede,que embora não tenha Procuração dos demais colegas para defendê-los,nós vereadores,podemos cobrar do executivo como fazemos todos os dias que estamos na Tribuna e fora dela, votar os Projetos em favor da População,fiscalizar os atos do Chefe do Executivo,brigar intensamente pelos interesses da População,mas não temos a competência de gerenciamento do Governo Federal ,do Estadual e do Municipal.Cabe a nós Vereadores dar a maior atenção a tudo isto.Contudo de meu turno agradeço imensamente o comentário do amigo,que embora distante de Casa Nova,não esquece de sua Terra natal.parabéns.