Programa de Fátima Bernardes está confirmado para 2012, mas só deve entrar no ar no segundo semestre. Pedro Bial também vai comandar uma nova atração na emissora
A TV Globo apresentou na noite desta segunda-feira (5) as novidades na programação de 2012. A festa aconteceu em uma casa de shows em São Paulo para cerca de 1.300 convidados, entre artistas, autores, diretores, anunciantes e executivos da emissora.
Com destaque para as novelas, três novas entrarão no ar em 2012, a apresentação foi aberta pelo ator Marcelo Serrado, caracterizado como Crô, da novela Fina Estampa, um dos personagens de maior sucesso atualmente. Serrado falou do fascínio que os personagens exercem nas pessoas e que esse mesmo sentimento é compartilhado por atores, roteiristas e diretores de telenovelas.
Além dos folhetins, a emissora confirmou as estreias dos novos programas dos jornalistas Fátima Bernardes e Pedro Bial, a volta do humorístico do Casseta & Planeta e o novo seriado nacional, Loucos por ela, com Eduardo Moscovis, Deborah Secco e Glória Menezes como protagonistas. O departamento de esporte da emissora ganhou um mascote que estará presente nas transmissões do canal. O nome será escolhido pelo público.
O apresentador Fausto Silva falou da importância dos programas de auditórios. “É nesse tipo de programa que você tem contato com a verdadeira manifestação popular”, disse. Faustão ainda fez um breve comentário sobre a busca de audiência entre a classe C, tema também discutido por executivos da emissora (leia mais abaixo). “Eu falo para a classe C desde a década de 70, quando era repórter de rádio. Não preciso de pesquisa alguma para saber como se faz isso”, disse.
Abaixo, você confere as principais novidades anunciadas pela emissora:

Programa da Fátima Bernardes
O programa prometido para Fátima Bernardes nas manhãs da TV Globo ainda continua envolto de certo mistério e, por isso, foi alvo de curiosidade dos jornalistas. Fátima esteve no palco apenas para prestar uma homenagem para anunciantes e profissionais da comunicação. Não falou nada sobre a atração que vai comandar. Depois da apresentação da nova programação, Fátima foi cercada por jornalistas que queriam saber mais detalhes. “Eu falei para vocês que seria este ano, não falei? Pois será este ano, só não posso dizer uma data”, disse. Segundo ela, ainda estão sendo feitos pilotos do programa. Perguntada sobre o fato de ter apresentado um bloco da festa dirigido aos anunciantes, Fátima disse achar “normal” e não quis dizer se fará merchandising dentro do novo programa. “Meu contrato continua igual. Ainda estou ligada à Central Globo de Jornalismo.” Isso, segundo regras da emissora, a impediria de anunciar qualquer produto. Depois de responder às perguntas, Fátima saiu apressada e comentou com colegas o fato de ninguém ter falado do aparelho dentário que está usando.
Na entrevista que deu após a festa, o diretor-geral da emissora, Octávio Florisbal, disse que o programa de Fátima vai misturar jornalismo e entretenimento e, em algumas ocasiões, poderá contar com auditório. “Não entrará no ar antes do meio do ano. É um programa que está sendo muito bem pensado”, disse Florisbal.
Fim da programação infantil nas manhãs da emissora
Com a estreia do programa da Fátima Bernardes (ainda sem data definida), o espaço diário destinado às crianças deixará de existir. O programa TV Globinho sairá do ar para abrigar a nova programação. De acordo com Octávio Florisbal, a grade matutina, além dos telejornais, contará com o Mais Você (de Ana Maria Braga), o Bem-Estar e Fátima Bernardes. “Não sabemos ainda qual a ordem dessas atrações”, disse Florisbal. Segundo o executivo da emissora, a tendência mundial é que as crianças assistam a desenhos em canais da TV paga. Aos sábados, desenhos como A Turma da Mônica e Sítio do Picapau Amarelo continuarão na grade da emissora em 2012.
Nova edição do Big Brother Brasil e um programa para Pedro Bial
Pedro Bial apareceu na festa via telão para dizer que uma nova edição do reality show Big Brother Brasil já está confirmada para o próximo ano. Será a 13ª edição do programa.
Bial aproveitou sua participação na apresentação da nova programação para anunciar que terá um programa próprio. Segundo o jornalista, o espaço será “um lugar para a troca de ideias sobre temas que mexem com a vida de todos”. Não foi dada qualquer data para a estreia do programa.
Octávio Florisbal afirmou que, assim como Fátima Bernardes, Pedro Bial também pediu um programa próprio. A atração – por conta do compromisso de Bial com o BBB – será por temporada. Segundo Florisbal, o programa será voltado para as classes A e B e será exibido na faixa das 11 horas da noite, uma vez por semana.
Novelas
A festa de abertura da apresentação da nova programação da TV Globo começou com o produto mais forte da emissora: a telenovela. Coube a Marcelo Serrado, na pele do personagem Crô, de Fina Estampa, reforçar a aura de encantando que os folhetins provocam nos telespectadores. “Cada vez que o público se apaixona por um personagem, pode ter certeza que o ator também se apaixona por ele”, disse.
Três novas novelas foram apresentadas na festa (leia mais abaixo): Amor eterno amor (que entrou ao ar nesta segunda-feira, dia 5), Cheias de charme (nova novela das 7 prevista para abril) e Avenida Brasil (que vai substituir Fina Estampa no horário das 9). Além disso, foram feitas referências ao remake de Gabriela e à próxima novela de Glória Perez, Salve, Jorge.
Amor eterno amor
Elenco, jornalistas e convidados assistiram juntos ao primeiro capítulo da nova novela das 6, Amor eterno amor. A trama escrita por Elizabeth Jhin conta a história de Rodrigo/Carlos (Gabriel Braga Nunes) um domador de búfalos que foi separado de sua verdadeira mãe, Verbana (Ana Lucia Torre), ainda pequeno. Carlos também nutre uma paixão de infância por Elisa (Julia Gomes) de quem se separou quando mudou de Minas Gerais para a Ilha de Marajó, no Pará. A espiritualidade, tema recorrente na obra da autora, terá lugar de destaque na trama.
“O Carlos é um homem em busca de sua própria história. Ele é misterioso, obscuro, e estará envolvido no resgate de um amor”, disse Gabriel Braga Nunes, o protagonista da história. Seu personagem parece ter agradado o próprio elenco, que soltou gritos quando Braga Nunes apareceu pela primeira vez na trama.
Cássia Kis Magro, que faz Melissa, a irmã de Verbana, falou sobre mais uma vilã em sua carreira (ela foi a temida Adma em Porto dos Milagres). “Fazer uma vilã me agrada porque é uma personagem que não tem limites”, disse. “Apesar de ser a vilã, Melissa é divertida e despudorada”, afirmou a atriz.
Cheias de charme

Claudia Abreu cantou na festa (Foto: Bob Paulino/TV Globo)
Pelo o que imprensa e jornalistas assistiram do trailer de Cheias de charme, a nova novela das 7, será bastante popular. A história gira em torno de três empregadas domésticas interpretadas por Leandra Leal, Taís Araújo e Isabelle Drummond que decidem criar um grupo musical e fazer concorrência a Chayene (Claudia Abreu), uma estrela do technobrega, ritmo bastante difundido no Norte e Nordeste do país.
Na festa, Claudia, vestida como a sua personagem, cantou ao lado de Gaby Amarantos, a verdadeira estrela do gênero, e mostrou que sua personagem tem tudo para agradar o público. Prova disso foi o interesse que sua apresentação gerou. “Eu adoro o brega!”, disse Claudia. “Chayene é egocêntrica, se acha. Será bem divertido”, afirmou.
Na entrevista que deu após a apresentação da nova programação, o diretor-geral da emissora, Octávio Florisbal, admitiu que a emissora está atenta a sua programação para que ela fale com a nova classe média brasileira que, segundo ele, desde o governo Fernando Henrique Cardoso, está mais aberta ao consumo. “São mais de 110 milhões de brasileiros que absorvem 50% do consumo”, disse Florisbal. Segundo o executivo, outros programas da emissora, como Esquenta (apresentado por Regina Casé) e os próprios telejornais já vêm adequando sua linguagem para esses “novos telespectadores”.
Avenida Brasil
A novela que terá a missão de substituir Fina estampa no horário nobre é de autoria de João Emanuel Carneiro e terá a vingança como fio condutor. Com estreia prevista para 26 de março, Avenida Brasil contará a história de Carminha (Adriana Esteves), uma mulher cruel disposta a fazer tudo para subir na vida. O elenco conta ainda com nomes como Murilo Benício, Tony Ramos, Carolina Ferraz, Débora Falabella, Alexandre Borges, Cauã Reymond e Camila Morgado.
Loucos por ela, a nova série

O elenco da série Louco por elas (Foto: Bob Paulino/TV Globo)
A nova série brasileira chega à programação da TV Globo no dia 13 de março. Léo, personagem criado por João Falcão para Eduardo Moscovis, é um técnico de futebol de areia que vive cercado por mulheres que aprontam diversas confusões em sua vida. Deborah Secco, a ex-mulher Giovana, e a avó Violeta (Glória Menezes) são algumas das mulheres que irão atormentar a vida do personagem.
O seriado tem a música de abertura cantada pelo ator Tiago Abravanel, neto do apresentador Silvio Santos, que tem chamado atenção por conta de sua atuação como Tim Maia em Vale tudo – o musical. Ele gravou “Mamãe passou açúcar em mim”, sucesso do cantor Wilson Simonal na década de 60.
A volta do Casseta e Planeta
Os cassetas Hubert e Hélio de La Peñna anunciaram a volta do humorístico para a programação da Globo. Agora com o subtítulo de “Vai fundo”, o programa terá temas semanais e será exibido por temporadas, assim como os demais seriados da emissora. A reestreia está marcada para 6 de abril.
Outra novidade é que agora o humorístico terá duas “cassetas”, a ex- BBB Maria Melilo e a comediante Miá Mello, que substituem Maria Paula. Na apresentação para imprensa e convidados, Maria parecia tímida, falando baixo e perdendo os tempos das piadas dos veteranos humoristas. Já Miá Mello mostrou não ter medo do público e interagiu bem com seus novos companheiros de trabalho.

A audiência

Octávio Florisbal, diretor-geral da emissora (Foto: Bob Paulino/TV Globo)
Após a apresentação das novidades na programação da emissora, Octávio Florisbal conversou por mais de uma hora com os jornalistas. Além da imprensa brasileira, estiverem presentes profissionais de Portugal e Angola, duas praças onde a Globo Internacional e os produtos da emissora fazem sucesso.
Questionado sobre a busca por audiência, Florisbal disse que a meta para 2012 é conquistar um ponto a mais na média de aparelhos ligados na emissora no horário entre 19 horas e meia-noite. Atualmente, a emissora marca 18 pontos (um ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande São Paulo) na média. Segundo Florisbal, o desafio, que parece pequeno, na verdade é grande. “As pessoas estão saindo mais de casa, por isso assistem menos à televisão, principalmente sexta, sábado e domingo”, disse. “É justamente esses dias que puxam nossa média para baixo”, afirmou o executivo.
Florisbal disse que não existem problemas de audiência em nenhuma faixa específica da programação, embora admita mudanças em alguns programas, como o vespertino Malhação que, devido à queda de telespectadores nas últimas temporadas, corre o risco de sair do ar na metade deste ano.
fonte:GLOBO