O Prefeito de Casa Nova, Orlando Xavier, inaugurou as novas instalações da Unidade Básica de Saúde/UBS, localizada na Praça do Cruzeiro, na Vila Massú. Essa unidade passa agora a funcionar em um prédio próprio, moderno e funcional, construído pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal, para melhor atender as famílias do bairro. Nele irão atuar uma equipe formada por 08 agentes comunitários, 02 técnicos em enfermagem, 01 enfermeiro, 01 auxiliar de serviços operacionais, 01 auxiliar de odontologia, 01 odontólogo e 01 médico, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

 

“Apesar das dificuldades, a saúde é uma de nossas metas principais e estamos fazendo o melhor para nossa comunidade. Ampliamos o número de Unidades de Saúde de 2 para 10 e trabalharemos muito mais para a saúde e o progresso da nossa população” afirmou o prefeito.

 

O secretário municipal de saúde, Solon Xavier, em sua fala, abordou as dificuldades e responsabilidades em se trabalhar na área da saúde, elogiando em seguida o trabalho desenvolvido por sua equipe de trabalho, que hoje atende milhares de famílias. “É aqui, nas unidades, que os problemas são detectados e posteriormente realizado o trabalho de prevenção das famílias cadastradas”, afirmou o secretário.

 

Em seguida, Solon Xavier falou sobre os novos projetos a serem desenvolvidos pela secretaria; como o Programa Medicamento em Casa, para quem sofre de diabetes e hipertensão, com a entrega dos medicamentos em casa, sem custo, através da parceria entre Governo Estadual e Federal. E o Mutirão da Catarata, que será realizado em Casa Nova por meio do Projeto Saúde em Movimento – Oftalmologia, uma parceria de sucesso entre a Prefeitura Municipal e Secretaria Estadual de Saúde. “O Mutirão é a chance que as pessoas terão de voltar a enxergar, através das consultas e cirurgias”, disse o secretário de saúde.

 

Reforma de Escolas


Educação também é prioridade no Governo de Casa Nova, que durante a inauguração da UBS, inaugurou, ainda, a ampliação e reforma da Escola Municipal – Senador Luiz Viana Filho. O prefeito Orlando Xavier agradeceu o empenho da secretária de educação, Alda Nunes, reconhecendo que é uma pasta difícil de administrar com mais de 200 escolas num município com quase 10.000 quilômetros quadrados com poucos recursos; “mas a vontade de fazer o melhor é o que supera as dificuldades”, disse o prefeito.

 

Além da reforma e ampliação, a escola municipal ganhou cadeiras novas e uma sala de informática com 11computadores. A secretária de educação falou da satisfação de estar juntamente com o prefeito Orlando Xavier e a população de Casa Nova entregando a escola toda recuperada, ampliada e com móveis novos.

 

Iluminação Pública

Durante os festejos a Praça do Cruzeiro, na Vila Massú também ganhou nova iluminação, com um banho de luz.  De acordo com o Secretário Municipal de Urbanismo, Luiz Serra, o local está mais iluminado. “A iluminação da praça agora está com maior potência de luminosidade, com lâmpadas de neon de cor verde e branca, gerando mais segurança e beleza para a população local. O projeto Banho de Luz se estende a toas as praças da cidade”, afirmou o secretário.


A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, vereadores, secretários municipais, servidores e moradores da região. Ao final das cerimônias de inaugurações, todos os presentes foram convidados a conhecer as novas instalações da unidade de saúde e da Escola Municipal.

 

Ascom Casa Nova
Lidiane Cavalcante

Veja as  fotos;