A Secretaria Municipal de Saúde de Casa Nova promoveu na manhã desta terça-feira (27), na Câmara de Vereadores, entrega de kits de materiais para os agentes de combate às endemia e 03 microscópios. Adquiridos com recursos próprios, o material irá proporcionar maior segurança e comodidade a estes profissionais nas ações de combate a diversas endemias, melhorando ainda mais a qualidade dos serviços prestados a população casanovense.

No total, 53 agentes que trabalham no combate a doenças como Dengue, Doença de Chagas e Leishmaniose, passam a contar com um fardamento completo para execução de suas atividades com um material composto por duas camisas, calça e uma bolsa, além de capacete, óculos e lanternas. A solenidade contou com a presença do prefeito Orlando Xavier, dos secretários municipais, vereadores, trabalhadores da área da saúde, empresários e comunidade local.

“Nossa preocupação é valorizar e dar melhores condições de trabalho, pois é fundamental o trabalho dos agentes no processo de melhoria da saúde”, afirmou o secretário de Saúde, Solon Xavier. Ele destacou a importância das ações desenvolvidas pelos agentes de endemias diariamente. “O trabalho de campo desenvolvido por esses profissionais é fundamental para o controle de várias doenças no nosso município, a exemplo da dengue, que é uma preocupação de todo o país”, completou.

O prefeito Orlando Xavier elogiou o trabalho da equipe da Saúde, notadamente dos agentes de combate a dengue, pelos resultados obtidos este ano, com o registro de apenas 0,1%, um trabalho exclusivo dos profissionais que atuam nesse departamento no Município.

“Já podemos comemorar o índice que conseguimos graças aos esforços de vocês e dos agentes de saúde e vamos continuar conscientizando as pessoas no combate ao mosquito da dengue”, afirmou a prefeito. Orlando Xavier agradeceu o empenho dos agentes de combate a endemias e afirmou que eles passam a trabalhar com equipamentos apropriados e mais seguros na função.

A coordenadora de Endemias, Maria de Lourdes Silva chamou a atenção para a qualidade do material fornecido. “O fardamento é necessário para a identificação dos profissionais que trabalham no contato direto com as pessoas, nas residências, e é muito importante que os agentes tenham a disposição materiais de qualidade”, ressaltou.

O agente de endemias, Aurineto Afonso considerou o fardamento como uma conquista para a categoria. “Agora tivemos a oportunidade de adquirir o fardamento completo. O Governo Municipal mostra a sensibilidade em estar nos ouvindo”, destacou.

Solon Xavier destacou na ocasião a importância do trabalho e esforço concentrado para permitir a aquisição do material “por entendermos que os Agentes realizam um trabalho muito importante, que reflete diretamente nos indicadores que colocam a saúde de Casa Nova em destaque”, disse, enfatizando ainda que o prefeito Orlando Xavier não tem medido esforços para investir na saúde de qualidade no município, “não só ampliando e melhorando os serviços, mas também investindo nos recursos humanos”, completou.

Serviços

O Secretário lembra ainda que em aproximadamente três anos de administração o número de Unidades de Saúde da Família em Casa Nova foi ampliado de dois para nove. “Além da construção e implantação dos PSF’s, disponibilizamos a Unidade Móvel de Saúde, com uma equipe médica composta por médicos, dentistas, enfermeiros e auxiliares para atendimento no interior do município”, destacou Solon Xavier lembrando também da aquisição do ônibus para TFD – Tratamento Fora de Domicílio; e convidou a comunidade para prestigiar a inauguração da aquisição e ampliação do CAPS – Centro de Assistência e Promoção Social, que acontecerá no mês de outubro.

com informações ASCOM/Casa Nova

Casa Nova.ba.gov.br