Um levantamento feito pela Pesquisa Pecuária da Bahia (PPM) em 2009 e divulgado no mês passado comprovou que o município de Casa Nova, no sertão do estado, possui o maior rebanho de caprinos do País, com 270 mil cabeças. O estudo aponta também que Casa Nova é a terceira cidade brasileira com maior rebanho de ovinos (225 mil cabeças), perdendo apenas para as cidades gaúchas de Santana do Livramento (401 mil) e Alegrete (239 mil).
O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Carlos Castro, comemora os números. Ele informa que o município está desenvolvendo projetos para aperfeiçoar a qualidade genética dos rebanhos de caprinos e ovinos da região. “Pretendemos intensificar os trabalhos de fomento, através da melhoria do padrão reprodutivo desses animais”, explica o secretário.
Ele acrescenta ainda que para alcançar o objetivo desse segmento realizará capacitação e profissionalização dos técnicos e produtores rurais, através de cursos e outros métodos participativos, direcionados à melhoria genética do rebanho.
A pesquisa aponta que a Bahia tem o maior número de rebanho de Caprinos do Brasil, com 2,7 bilhões de cabeças, que representam 30% do rebanho nacional. Casa Nova e Juazeiro são, respectivamente, a primeira e segunda colocada no ranking das cidades com maiores rebanhos de caprinos do País. Ao todo, são 9 cidades baianas entre as 20 com maiores rebanhos de caprinos no Brasil. Além das duas primeiras também estão no ranking: Curaçá, Uauá, Canudos, Monte Santo, Campo Formoso, Remanso e Jaguarari.
A Bahia também possui o segundo maior rebanho de ovinos do país, com 3 milhões de cabeças, que representam 18 % do rebanho nacional. O Estado perde apenas para o Rio Grande do Sul (3,9 milhões). Casa Nova, Juazeiro, Uauá, Monte Santo e Ipirá são as cidades baianas que integram o ranking dos 20 municípios brasileiros com maior rebanho de ovinos.